7 sinais de alerta

Sete sinais de alerta para a banha da cobra

1 – Evidencia anedótica  ou a falácia dos números pequenos, normalmente vem sobre a forma de estórinhas  do tipo em que a vizinha da dona Maria perdeu 10 kg num dia só de olhar para o produto. Depois, é só repetir e mudar o nome e morada.

2- Apelo à credulidade direta, tipo “abra a sua mente” ou “é preciso ter um espírito aberto”. Ou ainda: serás mais feliz se acreditares. Mas, ninguém acredita em tudo que lhe aparece à frente e acreditar só porque nos pedem não é válido para adquirir conhecimento (amigos pseudocientistas talvez).

3- Promessas milagrosas, do género panaceia universal ou solução instantânea, com promessa de cura da artrite e da taquicardia de uma só vez. Além de perder os tais quilos extra. Parente da famosa BANHA DA COBRA ™. Se é bom demais para ser verdade… Se calhar não é mesmo verdade…

4- Promessas misteriosas, como se houvesse um segredo guardado que só alguns eleitos podem ter acesso, “mas agora por uns míseros trocos também pode ser seu“. Ou ter acabado de ganhar um prémio num concurso em que misteriosamente nem tinha entrado. 

5- Ter escrito: “provado cientificamente“. Sim, é verdade, é um abuso que se faz para aí. Agora tudo é provado cientificamente, pelo menos até se discutir um bocado o assunto e afinal a ciência já não poder provar tudo. Tenho visto essa alegação poucas vezes em medicamentos genuínos, etc.

6- Ter o garante de grandes gurus que não provam o que dizem – Apelo à autoridade. Normalmente, em campos não estabelecidos como ciência. Nestes casos, a autoridade aparece isolada para justificar tudo o que se segue e não a contar e a citar descobertas de outros e testes empíricos. 

7- Falácia Ad-hoc. Ou falácia da teoria feita à medida das nossas necessidades. Descreve apenas uma coisa e mais nada. Funciona sem fazer previsões e não tem encaixe racional  absolutamente nenhum a não ser no seu sistema de credos próprio. Ok, esta pode não ser óbvia mas, quando dá nas vistas, não engana. É tanga.

PS: O Steven Novela tem um texto mais desenvolvido que descobri depois de escrever o meu, e onde também resume a 7 pontos, ainda que não sejam exatamente os mesmos, aqui:

http://www.randi.org/site/index.php/swift-blog/1710-the-quack-clinic-checklist.html

O apelo à teoria da conspiração é sem dúvida algo que deve levantar uma bandeira vermelha.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro