Rapidinhas da semana – 17 de Junho

Como sempre (que é possível), ao Domingo, cá ficam algumas notícias em formato “rapidinha”:

  • O Council of Ex-Muslims of Britain denuncia a sentença a que foi condenado Alex Aan, na Indonésia, por ter afirmado na sua página de Facebook “Deus não existe” e apela para que se escrevam cartas de protesto às autoridades indonésias. Alex foi considerado culpado de “deliberadamente difundir informação que incita ao ódio religioso” e de “causar ansiedade à comunidade e manchar o Islão”.
    .

    Edmar Santos de Araújo, conhecido como “Pai Bruno de Pombagira”, preso no Rio de Janeiro (Foto: Fernando Quevedo / O Globo)

    .

  • No Brasil foi preso um “pai-de-santo” que dizia poder “trazer o amor de volta em 3 horas” por uns módicos pagamentos, claro está. Quando não era alcançado o resultado pretendido, pedia mais dinheiro…bem, não ele, os demónios! Esperemos que, ao contrário deste caso, lhe seja feita a devida justiça.
    .
  • A Skeptical Inquirer publica um texto de Joe Nickel, ondeeste descreve as suas impressões sobre a Medicina Tradicional Chinesa após uma visita à China em 2010, para além de falar na sua origem filosófica. Podem também ler mais sobre este tema nesta secção, neste post e neste outro.
    .
  • Ludwig Krippal, no blog Que Treta!, faz uma sagaz análise à polémica gerada em torno do estudo médico que foi feito com alunos da Casa Pia de Lisboa alimentada por uma reportagem da RTP, cheia de falso alarmismo e pseudo-ciência.
    .
  • O Carlos Oliveira, no Astro PT, explica mais uma fraude pseudo-científica: as “misteriosas” esferas de Klerksdorp. Uma curiosidade geológica transformada em mistério extraterrestre por quem quer lucrar com a ignorância.
    .
  • Também no Astro PT podemos conhecer a história de Erich von Daniken, um vigarista suíço que foi já condenado por fraude, mas que continua a publicar e vender livros com histórias fantásticas (e falsas!) sobre alianças entre civilizações antigas e extraterrestres. Histórias essas que ele mesmo já admitiu ser falsas em diversas entrevistas, mas que continua a difundir! Um claro caso de procura de lucros com base em mentiras, mas que ainda assim continua a subsistir e tem até copycats.
    .
  • O blog Kungfuhobbit propõe-nos os 10 mandamentos do Bom Pensamento (em alternativa ao chamado Pensamento Crítico).
    .
  • Recomendamos também esta infografia que, de um modo claro e muito apelativo visualmente, explica como a vacinação, para além de salvar vidas, também poupa muito dinheiro.
    .

Boas leituras!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro