Simon Singh e o Discurso Livre

No passado mês de Maio celebrou-se em Berlim o 6º Congresso Mundial de Cépticos, subordinado ao tema “Promoção da Ciência numa Era da Incerteza”.

Entre os variados temas e interessantes convidados deste encontro, damos aqui destaque ao prémio que foi entregue a Simon Singh, o CSI in Praise of Reason Award (Prémio CSI em Louvor da Razão).

O Simon Singh é doutorado em Física de Partículas, mas há muito que se dedica à divulgação da ciência e à promoção do cepticismo. Para além dos vários livros que escreveu, dos quais se destaca o Trick or Treatment (em co-autoria com o Edzard Ernst), e dos documentários que produziu para a BBC, saiu às luzes da ribalta devido à queixa por difamação que a British Chiropractic Association apresentou contra ele. Este caso de tribunal levou a uma onda de solidariedade das sociedades e grupos cépticos de todo o mundo e também à reforma em curso da Lei de Difamação inglesa. Uma vitória para a verdade científica, sem dúvida, mas uma vitória custosa: só dois anos depois, com um recurso pelo meio e muitos milhares de libras gastos, é que os tribunais ingleses deram razão a Singh.

senseaboutscience.org

A reforma não está ainda concluída e há uma campanha de recolha de assinaturas mundial, uma vez que esta lei afecta também afirmações feitas em meios de comunicação fora de Inglaterra! Embora os efeitos não se restrinjam à verdade cientifica e à liberdade do movimento céptico, o certo é que a lei actual está a ser usada por diversas organizações para calar denúncias feitas por cépticos (como é o caso de Paul Zenon, processado pela Sally Morgan).

.

Partilhamos aqui então a entrega do prémio CSI ao Simon Singh e a sua interessante intervenção no 6º Congresso Mundial de Cépticos.

.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Oi_JBE2llI8]

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro