Rapidinhas da Semana – 1 de Julho

Rapidinhas da COMCEPT - semana de 1 de Julho

Depois de uma interrupção sanjoanina, voltam as rapidinhas da semana à COMCEPT!

Se está a ler este post, é porque o mundo não acabou ontem, dia 30 de Junho.
.

Será um OVNI? (Crédito: D. Barbosa)

.

  • Comecemos precisamente pelo Domingo de São João, também o Dia Mundial do OVNI! Muito de interessante se escreveu acerca, principalmente depois da “fantástica” notícia publicada pela TVI24. Aconselhamos o divertido texto do Marco Santos no Bitaites e a visão, também humorística e sempre perspicaz, do Ricardo Araújo Pereira na rubrica Mixórdia de Temáticas:
    .
    (vídeo já não disponível)
    .
  • Infelizmente, com este tema já não podemos fazer humor: na Arábia Saudita, um homem foi condenado à morte e executado por prática de feitiçaria. Desconhecemos os pormenores do caso, mas obviamente condenamos este tipo de acção.
    .
  • Da Skeptics Society chega-nos uma boa notícia: foi criado o Skepticism 101, um centro de recursos educativos sobre cepticismo. O que é a Ciência? O que é o método científico? Como argumentar correctamente? Como funciona a revisão por pares?
    A COMCEPT irá desenvolver esforços para que, no futuro, possamos dispor de alguns destes (ou outros) recursos educativos em Português.
    .
  • Relacionado (em parte) com a temática que foi ontem tratada no encontro Cépticos com Vox, Jerry Coyne chama à atenção para um trabalho publicado por Yonatan Fishman na revista Science and Education sobre a relação entre a ciência (e a educação científica) e a religião: Pode a ciência testar o sobrenatural? Sim!
    .
  • A duas frentes, dois grandes cépticos portugueses, Palmira F. Silva e o Ludwig Krippahl, escrevem sobre mais um produto banha-da-cobra comercializado em Portugal: uma bola de um compósito cerâmico que alegadamente reduz o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes. Podem ler as impressões do Ludwig no blog Que Treta e o texto da Palmira no blog Jugular. Este caso levanta também a questão da liberdade de expressão e a defesa do consumidor face às leis de difamaçao, tema que já aqui abordamos.
    .
  • Será que se aproxima o fim da homeopatia na Inglaterra? O autor deste post no The Quackometer acha que sim. Eu não sou tão confiante…mas a implementação da nova lei inglesa pode ajudar a, pelo menos, dificultar a venda de poções e, dessa forma, debilitar o grande negócio que é a homeopatia.
    .
  • Os criacionistas já não sabem o que fazer para negar a evolução biológica. Depois de tentarem todo o tipo de mentiras e falsas interpretações dos dados científicos inequívocos que apoiam a Teoria da Evolução, querem agora usar o mito do monstro do Lago Ness para ensinar as crianças que frequentam escolas católicas nos EUA que a evolução não existe! Segundo os bizarros livros de “ciência” usados nestas escolas, o mostro do Lago Ness seria um dinossauro e isso provaria que a evolução é falsa. O monstro provavelmente não existe mas, mesmo que existisse E fosse um dinossauro, isso não afectaria em nada a Teoria da Evolução. Os dinossauros (aves) convivem connosco! Mas, não há limites para a imaginação e negação da realidade destas pessoas!
    .
  • E, falando em imaginação e negação da realidade…deixo-vos com mais uma pérola do Ricardo Araújo Pereira que faz uma leitura comentada do novo livro da Alexandra Solnado. Imperdível!
    .
    (vídeo já não disponível)
    .

Boas leituras e boa semana!

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro