Peter Popoff ou “Como é difícil deixar de ser um burlão!”

Há pelo mundo fora “personagens” de surpreendente resistência e com negócios ainda mais surpreendentes.

A última que me foi dada a conhecer chama-se Peter Popoff.
.

Reverendo Peter Popoff…numa imagem menos convencional (Crédito: Zylaxice)

.

O Peter Popoff era o “típico” curandeiro evangelista que alegava poder curar todos os males pelo poder divino das suas mãos. Nos anos 80 do século passado, enchia pavilhões de crentes à procura de uma cura para os seus males físicos e espirituais nas “Cruzadas Milagrosas” de Popoff. O sempre atento James Randi investigou o caso e desmascarou-o publicamente no famoso programa da televisão americana, The Tonight Show. Vejam o vídeo:

.

.

Pois é, afinal a “vidência” não era fruto de inspiração divina, mas da ciência e tecnologia que lhe permitia ter um auricular através do qual a mulher Elizabeth lhe transmitia informações detalhadas de cada pessoa, informações essas que constavam da ficha que cada espectador preenchia antes de entrar! O James Randi e a sua equipa conseguiram detectar a transmissão do sinal de rádio e gravar a voz da mulher a transmitir-lhe informação em tempo real.

O certo é que, após a escandalosa denúncia dos seus métodos e, depois de declarar falência e manter um low profile durante alguns anos, já neste século Popoff volta a surgir em força, com um novo estratagema e, claro, lucros milionários. Agora, para além dos seus poderes de cura nas sessões “presenciais”, oferece água bendita com poderes milagrosos (Miracle Spring Water) gratuitamente! Então como é que ganha dinheiro? Há sempre algo mais por trás de uma oferta.

Aqui ficam alguns vídeos sobre as novas investigações e denúncias feitas…

Em 2007, no Inside Edition:
.

.
Em 2009, no Media Watch da ABC australiana, onde expõem a transmissão dos anúncios e publirreportagens do reverendo na TV australiana:
.

.

Na Komo 4 News:
.

.

Então não é que, para que a água milagrosa e sais sagrados do Mar Negro funcionem, é preciso enviar dinheiro ao pio reverendo?

Com esta e outras estratégias, em 2005 declarou ao IRS 23 milhões de dólares em donativos! E quanto mais terá ficado por declarar?

No Canadá, em 2011, a organização céptica Centre for Inquiry, gravou imagens de uma das cerimónias religiosas do reverendo em Toronto, chamada “Positioning Yourself for the Harvest”. No vídeo da Think Again TV, os métodos de Popoff são de novo expostos!
.

.

Não admira que ele diga em alta voz “Nunca ficarei falido!”…já os seus seguidores, não podem dizer o mesmo.

Trackbacks & Pings

  • Os novos milagres « COMCEPT :

    […] COMCEPT deu a conhecer recentemente a história de Peter Popoff, pastor evangélico que alegava conseguir curar as doenças com o poder milagroso das suas mãos. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d bloggers like this: