Rapidinhas da Semana – 15 de Julho

O Verão está a tardar em chegar a estas paragens, mas as rapidinhas não falham (sempre que possível)!

Estes são os destaques da semana:

.

Tim Roth, protagonista da série televisiva Lie to Me (Créditos: Lessio)

.

  • Começamos as rapidinhas desta semana com “ciência à séria”…mas, não se preocupem, que não é sobre o bosão de Higgs. Foi publicado na revista cientifica Plos One, um artigo por Richard Wisemane colaboradores onde são analisadas algumas das alegações dos adeptos da Programação Neuro-Linguística (conhecida como NLP). Os proponentes da NLP afirmam que certos movimentos dos olhos são indicadores de mentira, nomeadamente o olhar dirigido para o lado direito. Esta crença generalizou-se mas, como muitas outras, não tinha sido cientificamente avaliada. Com três experiências diferentes feitas em condições controladas, os investigadores não encontraram diferenças estatisticamente significativas no movimento ocular daqueles que mentiam e dos que diziam a verdade. Portanto, os dados não apoiam as alegações da NLP.
    .
  • Entretanto, os problemas com o discurso livre continuam na Inglaterra e há mais um cientista/blogger céptico ameaçado de processo judicial. Desta vez é David Colquhoun, Professor de Farmacologia na University College of London e autor do blog DC’s Improbable Science, que está a ser ameaçado por Chris Woollams, co-fundandor da CANCERactive (instituição da Grâ-Bretanha que tem uma abordagem holística ao cancro) que se auto-denomina a “o investigador sobre cancro nº1 da Inglaterra”. Acontece que, na verdade, não existe nenhum artigo científico publicado por este senhor na PubMed (o principal repositório de artigos científicos da área das ciências biomédicas), o que é muito estranho para um “proeminente investigador”. O Guy Chapman relata este caso.
    .
  • Já aqui falamos sobre a falácia de achar que tudo o que é “natural” é bom e que a natureza é perfeita. O Puff the Mutant Dragon também escreve esta semana um post muito ineressante sobre essa temática e que recomendamos aqui.
    .
  • Esta é uma notícia de difícil enquadramento…vejam vocês mesmos.
    .
  • A Maria Joao Pratt, no blog AstroPT, relembra-nos uma curiosidade sobre os primórdios da imprensa norte-americana.
    .
  • Gostavam de saber a resposta à pergunta “Será que aliens antigos visitaram a terra e guiaram a evoluçao humana?”. Então apareçam na tertúlia Cépticos com Vox, no próximo Sábado, porque vamos falar de Teorias de Conspiração… … [SPOILER ALERT] … … A resposta à pergunta é NÃO. Mas o PZ Myers elabora um pouco mais sobre este tema, já que recentemente participou num debate com um dos apoiantes desta “teoria”.
    .
  • Terminamos com uma homenagem, em tom satírico, a Christopher Hitchens, falecido no final de 2011. Neste episódio da série Mr Deity, “the Hitch” chega ao céu…mas traz uma lista de exigências:
    .
    [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=yDaYR-VUL_k]
    .

Boas leituras!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro