O Sr. Higgs e o cientista vudu

O acumular de conhecimento é um fenómeno curioso: tem evoluído a passos cada vez mais largos mas ao mesmo tempo continuamos a não conseguir largar superstições que deviam ter ficado para trás algures na idade média.

Se não vejamos: há cerca de quinze dias foi descoberta uma nova partícula subatómica que tudo indica ser o bosão de Higgs e que terá sido fundamental para a criação do universo. Bem, é possível nesse mesmo dia ter encontrado no seu carro um pequeno folheto de um qualquer “cientista astrólogo vudu” prometendo que “torna invulnerável qualquer pessoa que o queira ser” e que, para o tranquilizar, tenta seduzi-lo com a falsa promessa de que só precisa efetuar o “pagamento após resultado”.

Tenho de reconhecer que esses folhetos não deixam de ser uma literatura divertida. Tive o cuidado de guardar todos os que colocaram no meu carro nos últimos meses e tem valido a pena. Dos vinte personagens a dar “consulta” com morada em Leiria há de tudo um pouco. Começando pelos títulos inventados, temos professores, videntes e espiritualistas. Quanto aos serviços, há desde “fazer emagrecer ou engordar”, passando pelos habituais “proteção contra mau olhado” e “sorte no trabalho” até ao enigmático “exame do sexo para ter força no amor”.

É giro de ler, só é pena haver pessoas que levem isto a sério e estejam dispostas a pagar por estas quimeras.

.

Texto originalmente publicado na Crónica Pensamentos Avulsos em 20 de Julho de 2012 no Região de Leiria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: