Suminho milagroso

E o leitor pensa: “Lá vêm estes outra vez com títulos ‘milagrosos’…Não há paciência!” E tem toda a razão!

Mas a verdade é que continuamos a ser inundados com emails/anúncios/etc. sobre soluções milagrosas para todas as doenças e males.

E eu pergunto-me: “Com tanto milagre disponível, como é que ainda existem pessoas doentes?” OK, não é a pergunta mais inteligente, mas começa a ser um pouco difícil não reagir mal perante a avalanche de banhas-da-cobra com a qual nos enfrentamos diariamente.

Ora cá vai, então, a descrição de mais uma cura milagrosa para quem estiver interessado experimentar…

Crédito: Tracy Benjamin (Shutterbean)

Este é um dos emails que circulam pelo mundo virtual de Língua Portuguesa (nota: a pontuação e ortografia são as originais):

.

“UMA BEBIDA MILAGROSA
Se o vosso objetivo é ter uma excelente saúde e um corpo cheio de vitalidade;…tomem nota!!!!
Esta bebida milagrosa já existia há muito tempo, originalmente os médicos naturistas de China recomendavam-na aos doentes.
Conhecemo-la graças ao Sr. Seto, que não é uma celebridade pública, é um homem normal como todos nós, que comprovou os resultados desta bebida visto que se curou da doença que padecia.
O Sr. Seto tinha Cancro do pulmão e comenta que esta bebida lhe foi recomendada por um famoso ervanário da China.
Ele tomou esta bebida, diligentemente, durante 3 meses e agora a sua saúde restabeleceu-se assombrosamente, tanto assim que, por isso, o quis torná-lo publico para dar a conhecer as maravilhas de uma alimentação sã.
É um alimento ao alcance de todos com um custo ínfimo. E é por isso que o Sr Seto quer chamar a atenção de quem padece de algum tipo cancro, ou qualquer outra doença, para esta bebida milagrosa que protege o corpo do Cancro e outras doenças promovendo a cura.
Esta bebida milagrosa, segundo ele “trava”o desenvolvimento das células cancerígenas.

De que é feita????
A fórmula é muito simples, necessita somente de:
1 Beterraba
2 Cenouras
1 Maçã
É tudo o que é preciso para se fazer o sumo.!!!

Instruções :
Lave todas as frutas, anteriormente mencionadas, corte-as com a pele em bocados pequenos, ponha-os na “blender ” (misturadora), mexa e, de imediato, beba o sumo. (Ou então ponha os ingredientes na máquina de sumos).
Se quiser, pode juntar um pouco de lima ou limão, para lhe dar um sabor mais refrescante.

Quando deve beber.??
De manhã em jejum!!! ….
Uma Hora DEPOIS recomenda-se tomar o peq. almoço.
Para conseguir resultados rápidos
Tome esta bebida 2 vezes ao dia:
Um copo pela manhã outro antes das 5 da tarde.
Por favor tome a bebida imediatamente depois de ter triturado os ingredientes.
NUNCA se irá arrepender !!!!

Este milagre da alimentação será efectivo para as seguintes doenças:
1) Para; Prevenir o Cancro e travar o crescimento das células cancerígenas.
2) Para; Prevenir doenças:
a) do fígado
b) dos rins
c) do pâncreas
d) da úlcera também.
3) Para; Fortalecer e prevenir :
a) os pulmões
b) um ataque cardíaco e a tensão arterial alta.
4) Para Fortalecer o sistema imunológico.
5) É boa para:
a) a vista
b) eliminar olhos vermelhos e cansados ou secura nos olhos
6) Para; Ajudar a eliminar a dor de:
a) esforço físico (treino intensivo);
b) dor muscular.
7) Para Desintoxicar;
a) ajuda a defecar
b) elimina a obstipação (por isso, fará que a pele fique sã e radiante).
c) Ajuda no problema do acne.
8) Para Melhorar e eliminar:
a) o mau hálito devido à má digestão;
b) a infecção da garganta.
9) Para Diminuir as dores menstruais,
10) Para Ajudar a tirar a febre do feno .
Não há absolutamente nenhum efeito secundário. É de alto valor nutritivo.
Muito eficaz se necessita perder peso. Vai dar-se conta que o seu sistema imunológico melhorou (devido à maçã ) depois de seguir a rotina durante umas 2 semanas.
POR FAVOR: FAÇA CIRCULAR ESTA MAGNIFICA RECEITA ENTRE A SUA FAMILIA E AMIGOS…CONTRIBUINDO PARA SALVAR VIDAS !!!”

.

Como muitas outras receitas deste estilo, é claro que a “sabedoria” é Oriental e secreta…só falta dizer que o tal Sr. Seto foi perseguido por grandes farmacêuticas por revelar este “segredo”.

Quem segue um pouco a trama associada às ditas terapias alternativas (ou integrativas, como agora gostam que se diga) notará neste texto vários sinais de alarme, alguns já aqui mencionados, e que denunciam a pseudo-ciência e a falsidade envolvida nas alegações que apresenta:

  • O uso da palavra “milagroso” é logo o primeiro que salta à vista;
  • O apelo à antiguidade, uma falácia muito comum (achar que por algo ser antigo é bom e acertado);
  • O argumento da sabedoria Oriental, algo muito em voga: o desprezo pelo conhecimento científico, apelidado falsamente de “Ocidental”, por oposição à sabedoria (antiga ergo melhor) Oriental;
  • A evidência anedótica: este tipo de alegações vêm sempre apoiadas pela descrição do caso de alguém que se curou milagrosamente. A medicina não funciona bem nem avança com relatos pessoais, mas sim com dados obtidos com uma boa amostra e em ensaios controlados e aleatórios, precisamente para não haver confusões devidas ao efeito placebo e às curas espontâneas;
  • E, talvez o mais grave e flagrante, a suposta cura de uma série de doenças não relacionadas, que vão desde o cancro às dores menstruais…e, claro, como não poderia deixar de ser, com o bónus da perda de peso.

.

Os “milagres” até podem acontecer. Sob o ponto de vista científico, são curas espontâneas, ainda não explicadas pela ciência. No entanto, mesmo quem acredita em milagres, sabe que estes não são generalizados.

Infelizmente, não existem curas milagrosas para o cancro, doença que é bem mais complexa do que alguma vez imaginado. Na verdade, pensa-se que será um conjunto de doenças com causas e desenvolvimentos distintos. Por isso, o cancro é também a “desculpa” mais usada neste tipo de esquema. Isto é devido à sua complexidade, ao sofrimento que causa, à dificuldade e dureza dos tratamentos médicos e à existência de pessoas que surpreendentemente o conseguem superar contra os prognósticos negativo iniciais.

Mas, as consequências da não ida ao médico e do abandono de um tratamento podem também ser muito sérias. Mortais, mesmo. Veja-se o caso do Steve jobs, quiçá o mais mediático: adiou os tratamentos médicos cerca de dois anos, recorrendo a “remédios” naturais; quando finalmente aceitou o tratamento médico, foi tarde demais.

Voltando ao supra-mencionado sumo, ele até parece ser saboroso e tomá-lo não deve fazer mal a ninguém, muito pelo contrário. Seguramente até ajudará a ter uma boa saúde. Mas não é um medicamento.

E antes que se levantem as vozes críticas, quero esclarecer que esta não é uma crítica o uso de produtos naturais! Eles têm as suas vantagens e benefícios. Só que, na maior parte dos casos, não substituem uma ida ao médico ou a toma de medicamentos controlados (cuja substância activa é conhecida e está quantificada). Desde logo, uma boa alimentação, equilibrada, variada e rica em frutas e verduras, é um excelente contributo para uma boa saúde. E os chás de certas plantas podem ajudar também nesse sentido (e até interferir com alguns tratamentos).

Da próxima vez que receber um email deste género, experimente ver se ele passa o teste da treta!

5 Responstas a “Suminho milagroso

  • é preciso coar ou tem que tomar
    assim sem coar

    • Não há uma “receita” para os sumos de fruta.
      Deve tomá-los como mais gostar.
      Mas, repare: os sumos de fruta e vegetais NÃO SÃO medicamentos.
      De isso se trata neste post.

Trackbacks & Pings

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d bloggers like this: