Rapidinhas da Semana – 23 de Setembro

As Rapidinhas da Semana estão de volta!

Depois de um descanso de Verão e um mês de Setembro muito atarefado, já com a chuva outonal a marcar a sua presença, damos uma espreitadela ao mundo céptico desta semana…

Embora não sendo uma notícia “externa”, não posso de deixar mencionar a primeira grande iniciativa da Comcept, a ComceptCon 2012: Realidade ou Ficção? É portanto com muito prazer que aqui renovo o convite a todos os leitores para assistirem a uma tarde de animadas palestras na Nazaré, uma bela vila à beira-mar com uma nova e moderna Biblioteca Municipal que gentilmente nos cedeu o espaço, sendo uma preciosa ajuda para que o barco do conhecimento possa ser levado a bom porto. Os oradores convidados são o arqueólogo João Pedro Tereso, o astrónomo Carlos Oliveira e o bioquímico David Marçal. Haverá também espaço para debate. Contamos com a vossa presença!

.

O último livro de Ben Goldacre, “Bad Pharma”

.
E agora, outras notícias:
.

  • É lançado na próxima semana o último livro de Ben Goldacre , “Bad Pharma“. O nome de Ben Goldacre não vos será estranho, já que ele é também o autor de um dos livros que recomendamos: “Ciência da Treta” (“Bad Science“, no original). No livro agora editado, Ben debruça-se sobre as más práticas da industria farmacêutica, que põem em risco não só a credibilidade da medicina com base científica, como a vida dos pacientes. Podem ler um excerto do livro (algo inquietante) no jornal The Guardian.
    .
  • Estando na altura de regresso às aulas e de regresso à época da gripe, vale a pena reforçar a importância da vacinação, sobretudo para aqueles que têm a saúde mais frágil e para os que trabalham na área dos cuidados de saúde. A gripe pode ser uma doença muito séria e até mesmo mortal, dependendo da estirpe do vírus Influeza que a cause. Aqui fica o artigo do Mark Crislip, no Science Based Medicine, onde podem ler mais sobre os riscos da gripe e as vantagens da vacinação. As pessoas com mais de 65 anos, podem, este ano, tomar a vacina de forma gratuita.
    .

    Teossinto (milho selvagem) e milho domesticado (Crédito: John Doebley)
  • Polémica da semana: será que o milho transgénico da variedade NK603, resistente ao herbicida Roundup, é altamente prejudicial à saúde humana? Parece ser o que dizem os investigadores de um polémico trabalho publicado esta semana. No entanto, tudo à volta deste estudo é polémico. Tanto os resultados do estudo como a forma como foram noticiados estao a ser altamente criticados por cientistas e comunicadores de ciência. Vejam, por exemplo, a análise da Scicurious no blog The Crux (para a vertente científica) e de Carl Zimmer no The Loom (para a vertente jornalística). Tirem as vossas próprias conclusões.
    .
  • Polémica do…mês?…ou será melhor dizer ” a eterna polémica”? Quem estiver minimamente atento às notícias, não deve ter deixado de reparar no que se está a passar nos países islâmicos. A violência extrema está de volta…ou encontrou um outro motivo para persistir. Tudo por causa de um filme, de muito mau gosto diga-se, que um americano gravou e colocou no Youtube há já alguns meses. Agora, os mortos acumulam-se porque os islâmicos consideram esses filme ofensivo à sua religião…tal como já tinha acontecido com uns cartoons. O Marco Santos conta todo o caso neste artigo. Normalmente não falamos em religião na Comcept mas, num caso extremo como este em que se coloca em causa a liberdade de expressão, não podia deixar de ser abordada. Como cépticos, é para nós muito importante que todos possam expressar a sua opinião de forma livre. Deixo então aqui a opinião do Ludwig Krippahl no blog Que Treta! Vale a pena também ler esta outra análise do Marco Santos. Relacionado com esta temática está também a prisão do jovem egípcio Alber Saber, que mantinha uma página ateísta no Facebook e que foi preso por isso! A Rebecca Watson conta tudo neste post, onde também está o link para a petiçao que pede a sua libertação.
    E, em jeito de provocação, recordo a canção que dá o mote para o final do filme “A Vida de Brian”…seria este filme possível hoje, caso a personagem protagonista fosse outra?
    .
    [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=L2Wx230gYJw]
    .
  • Na passada quarta-feira houve um interessante debate no programa da RTP2 Sociedade Civil. Falou-se de “medicinas alternativas”, sobretudo da acupunctura. O Dr. António Vaz Carneiro, responsável pelo Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa foi a voz da razão e do pensamento crítico lá presente. O programa completo pode ser visto aqui. Agradecemos ao nosso leitor Bernardo Lima pela partilha na nossa página do Facebook.
    .

Boas leituras e boa semana!

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro