CÉPTICOS COM VOX VIII [actualização]

No dia 17 de Novembro vamos regressar ao Café Vox n’ A Voz do Operário para a edição VIII dos Cépticos com Vox.

Há pouco mais de um mês um estudo levado a cabo por Gilles-Eric Séralini et al. provocou uma onda de indignação e alarme e relançou o debate em torno dos organismos geneticamente modificados (OGM). Este estudo foi amplamente criticado por diversos sites científicos e entidades que apontaram graves falhas na metodologia e que indiciam a ausência de rigor científico e uma forte tendência ideológica.

O que são os OGM? Quais os perigos para a saúde? Quais os impactos para a agricultura tradicional? Sendo este um assunto verdadeiramente controverso com implicações na sustentabilidade da agricultura, com implicações económicas e impacto nas economias locais, será, sem dúvida uma discussão animada.

[ACTUALIZAÇÃO 16 Novembro 2012]

É com muito agrado que informamos que vamos ter uma convidada especial nesta tertúlia: Sónia Negrão.

Sónia Negrão licenciou-se em Eng. Agronómica (na especialização de Melhoramento de Plantas) pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA-UTL). Desde 2002 que é investigadora no laboratório GPlantS (antigo “Engenharia Genética de Plantas”), iniciando a sua carreira num projecto de biofortificação de arroz para Moçambique recorrendo à transformação genética (2002-2003). Em 2008, concluiu o Doutoramento em Biologia pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica (Univ. Nova de Lisboa).

O seu projecto de Doutoramento foi desenvolvido na área de melhoramento de variedades Portuguesas tradicionais de arroz para aumento de produção e resistência a doenças, sendo parte do seu trabalho desenvolvido no International Rice Research Institute (IRRI, Filipinas). Desde 2004 que a Doutora Sónia Negrão é membro activo do Programa Nacional de Melhoramento de Arroz (juntamente com o COTArroz, INIAP e DRAPRC). Nos últimos anos, tem vindo a caracterizar a variabilidade genética do arroz (naturalmente existente) para a resposta ao problema do stress salino (agravado pelas alterações climáticas).

Tem sido convidada por várias escolas e Universidades para a discussão do assunto do OGMs.

Como sempre, a nossa tertúlia acontece a um sábado, pelas 16 horas. Não é necessária inscrição, mas podem confirmar a vossa presença através do Facebook.

Tema: Organismos geneticamente modificados

Onde: Vox Café n’A Vox do Operário.

(Trata-se de um sábado, dia de Feira da Ladra, por isso os locais de estacionamento são reduzidos. O meio de transporte mais aconselhável e ecológico é o eléctrico nº 28 – tomar atenção com as carteiras.)

Quando: 17 de Novembro, pelas 16 horas.

20121107-000555.jpg
Crédito: David Gould / Getty Images

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro