Sensibilizar para a pseudociência

A revista Super Interessante deste mês dá particular atenção à pseudociência.

 

A revista Super Interessante deste mês dá particular atenção à pseudociência, com um texto intitulado “Atenção à carteira!”. Aí podemos encontrar uma entrevista ao físico Carlos Fiolhais e ao bioquímico David Marçal, que falam das vantagens do espírito crítico e do conhecimento científico para evitar as fraudes. A entrevista pode ser acompanhada a partir da página 26 até à 31.

Nas duas páginas seguintes (32 e 33), podemos ainda encontrar uma referência ao livro Pipocas com Telemóvel e outras histórias de falsa ciência, da autoria dos mesmos cientistas, e cuja recensão se encontra no nosso site (leia aqui).

Outro tema que surge na mesma revista é o referente às experiências fora do corpo. Estas sensações são relatadas por pessoas que se encontraram numa situação próxima da morte, normalmente após um acidente ou durante uma operação. No entanto, a comunidade médica atribui as visões de túnel com a luz ao fundo, habitualmente referidas pelos pacientes, como uma consequência da diminuição radical da tensão arterial e subsequente falta de oxigenação do cérebro. É isto que explica o neurofisiólogo Kevin Nelson, na entrevista intitulada “As experiências extracorporais são uma ilusão”, que pode ser encontrada nas páginas 66 e 67.

Superinteressante

Referência: 

Revista Super Interessante, nº177, Janeiro 2013, Portugal – www.superinteressante.pt 

 

 

 

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro