Dispense a pseudociência e fale com cientistas a sério, de graça!

Um grupo de investigadores de diferentes instituições científicas estará durante o próximo sábado na pastelaria Coringa, em frente ao Sana Lisboa Hotel, onde decorre o seminário Criar um novo eu, de Joe Dispenza. Os investigadores pretendem organizar uma conversa de café, de entrada livre, para que a população possa falar com verdadeiros neurocientistas e saber um pouco mais sobre o trabalho que desenvolvem e a diferença entre ciência e pseudociência. Pode ver o evento que criaram no Facebook neste link e convidar os seus amigos!

A iniciativa pretende ser uma resposta ao seminário do norte-americano Dispenza que, segundo o Dinheiro Vivo, “é um dos neurocientistas mais conhecidos do mundo” que vem a Portugal “mostrar como é possível quebrar hábitos que prejudicam as pessoas mas que estão enraizados no seu comportamento e, mais grave, na sua personalidade”. Contudo, ao contrário dos cientistas, Joe Dispenza irá cobrar pelo menos €450 pelas palestras e um workshop.

Joe Dispenza é sem dúvida conhecido, sobretudo pela sua aparição em What the Bleep do We Know?, um documentário altamente criticado pela comunidade científica por abusar de conceitos da Física Quântica para promover pseudociência, de resto uma prática da moda entre os maiores gurus da auto-ajuda e do coaching. Aquilo pelo qual Joe Dispenza não é de todo conhecido é por ser um neurocientista, até porque uma simples pesquisa na maior base de dados de artigos científicos da área da saúde não mostra sequer um único artigo com revisão por pares da sua autoria.

De acordo com o seu próprio site, Dispenza é também um quiroprático e membro de organizações como a Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts Universidade Quântica para a Medicina Integrativa de Honolulu ou o Instituto Omega para Estudos Holísticos de Rhinebeck. Mas aparentemente o seu currículo não é suficiente para convencer o grupo de investigadores em neurociências que, para além do evento, lançaram ainda um alerta em formato de carta aberta com pedido de assinaturas.

É caso para dizer que este sábado haverá eventos para todos os gostos e carteiras.

1401749_10205383185519706_6751834229439445177_oAdenda: Notícia no jornal Público sobre a iniciativa.

Marco Filipe

Licenciado em Genética e Biotecnologia e mestre em Biotecnologia para as Ciências da Saúde. É colaborador da COMCEPT desde o início e o repórter n.º1 da PetaNews – a melhor agência de jornalismo alternativo e complementar do Universo.

5 Responstas a “Dispense a pseudociência e fale com cientistas a sério, de graça!

Trackbacks & Pings

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d bloggers like this: