ComceptCon 2014: Água

Para começar bem a semana, divulgamos hoje o vídeo da terceira conferência da ComceptCon 2014, que teve lugar no Porto há cerca de duas semanas.

A temática geral do encontro deste ano foi “Terra – Fogo – Água – Ar: Quatro Elementos, Quatro Cientistas”.

A terceira convidada do dia foi a engenheira química Palmira Silva (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa) e abordou o tema-elemento ÁGUA, com uma intervenção intitulada “Homeopatia: O poder mágico da água?”.

O Palmira levou-nos numa viagem ao passado, começando pela recente portaria Portaria n.º 207-C/2014 de 8 de outubro até aos primórdios da homeopatia e ao seu criador Samuel Hahnemann. Desta forma, ficámos a conhecer os princípios teóricos da homeopatia e a perceber porque é que esta terapêutica alternativa não tem qualquer base científica que a sustente.

Aqui fica então o vídeo:

Uma Resposta a “ComceptCon 2014: Água

  • Não acredito em águas mágicas, e outras “medicinas” alternativas. Sei que devem existir incontáveis provas e relatórios de experiências que assim o demonstram.

    Em relação à parte da palestra onde se desmonta a homeopatia, só tenho a dizer que era dispensável o tom constante de gozo durante o discurso.
    Para tentarmos fazer ver à mais comum das pessoas, às menos educadas que acreditam nestas alternativas, é importante explicar e tentar ensinar de forma mais delicada possível.

    Tudo bem que nesta palestra quase de certo não haviam adeptos da homeopatia, e pode-se entrar neste ambiente de forma até divertida. Mas fico preocupado quando imagino uma discussão entre prós e contras e que se usem então termos como “homeopatetices”

    Seja como for, venham mais destas iniciativas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d bloggers like this: