II Conferência do Solstício: Maçonaria

Tal como anunciamos a quem participou na ComceptCon, este ano vamos celebrar o solstício de inverno com a II edição das nossas Conferências do Solstício.

E, para iluminar os curtos dias que conduzem ao dia mais pequeno do ano (22 de Dezembro de 2015), escolhemos um tema sempre polémico: a Maçonaria.

Maçonaria - Esquadro e CompassoTeremos então como orador convidado o maçon J. Xavier de Basto, iniciado na Maçonaria desde 1997, onde é activo e tem desempenhado várias funções nas Lojas a que pertenceu/pertence. O Xavier tem 50 anos, nasceu e vive em Lisboa. É informático e trabalha como consultor de pré-venda numa multinacional editora de software de gestão. Já fez várias palestras sobre temas ligados à Maçonaria, para a dar a conhecer melhor aos não-Maçons. O tema desta conferência será “Maçonaria: O que é? Para que serve?”. O Xavier vai-nos falar um pouco sobre a Maçonaria e a sua história, qual o panorama actual da sua actividade, bem como alguns de mitos que a rodeiam. Haverá, como é habitual, tempo para perguntas e debate.

A conferência vai ter lugar no auditório da Escola Oficina nº1 (Largo da Graça, 58), um edifício histórico localizado no coração do bairro da Graça, em Lisboa, e tem início às 18h00. A participação não tem qualquer custo, mas pedimos que façam inscrição para uma melhor organização logística do espaço. Podem fazê-lo aqui até ao dia 17 de Dezembro:

Inscrição na II Conferência do Solstício (botão)

Mas, a exploração deste tema não se ficará apenas pela conferência: reservamos o início da tarde para uma visita guiada ao Museu Maçónico Português, localizado no Palácio Maçónico do Grande Oriente Lusitano em Lisboa. A visita tem um custo de 2€/pessoa, está agendada para as 14h15 e, por limitações do museu, está limitada a 25 pessoas, pelo que pedimos que façam a vossa inscrição aqui até ao dia 17 de Dezembro:

Inscrição na visita ao Museu Maçónico (botão)

 

Cartaz do evento:

II Conferência do Solstício - cartaz

14 Responstas a “II Conferência do Solstício: Maçonaria

  • Sempre a aprender

  • Parece-me uma iniciativa notável. No dia 19 lá estarei na Graça. Não vou visitar o Museu pois já conheço.

  • Tou muito enteresada em entrar pra maconaria

    • Nesse aspecto não a poderemos ajudar.
      Terá que entrar em contacto com a organização maçónica que lhe interesse.

  • Assunto interessante, mas o que é que isto tem a ver com a Ciência?

    • Tem a ver com cepticismo, com teorias da conspiração e com história. Todos eles, no âmbito da acção da COMCEPT.

  • Assunto muito interessante. Foi pena não ter sabido antecipadamente. Bom trabalho

  • Se a Maçonaria tem a ver com cepticismo, teorias da conspiração e com história, também a ovnilogia, a homeopatia, a acupuntura,os rastos quimicos, etc., etc., etc., têm a ver com cepticismo, teorias da conspiração e com história mas não com a Ciência e todos eles também caem no âmbito da acção da COMCEPT. Será que no futuro iremos ter alguma conferência sobre algum destes temas? Obrigado.

    • Wahsse, tudo é possível. Na realidade, a anterior foi sobre “rastos químicos” e a gravação será disponibilizada assim que nos for possível.

      Alguns dos outros temas que mencionou já foram abordados em tertúlias cujos convidados eram dessa área (recordo-me, p.ex. de termos um acupuntor como convidado).

      Agradeço as sugestões. Se tiver alguma proposta de temas para as tertúlias que virão a seguir às férias pode apresentá-las. Gostamos de ir ao encontro dos interesses dos nossos leitores.

      Aproveito para dizer que estou a pensar retomar os resumos das tertúlias para informar quem não esteve presente.

      Desejo-lhe umas boas férias, se for o caso.

Trackbacks & Pings

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d bloggers like this: