III Conferência do Solstício: Vem aí o fim do mundo!

Entramos no mês de Dezembro, o que significa que se aproxima mais um solstício de Inverno e, portanto, a Conferência do Solstício 2017 da COMCEPT em Lisboa!

Este ano, o nosso convidado será António Gomes da Costa – bioquímico, consultor em comunicação de ciência e presidente da Rede SciCom.Pt – que trará à discussão aquele que é, quiçá, o tema central da existência da COMCEPT: a necessidade do cepticismo, particularmente agora que parece que vivemos numa sociedade pós-facto:

VEM AÍ O FIM DO MUNDO!
ou
A IMPORTÂNCIA DE SER CÉPTICO

Vivemos numa época conturbada em que, com toda a lógica, a Oxford Dictionaries elege como palavra do ano a expressão “post-truth”: as eleições e referendos recentes mostram que a verdade e a mentira pouco importam nas decisões dos eleitores; as teorias da conspiração e os rumores infundados têm lugar dominante nas primeiras páginas dos jornais, nas televisões, no Facebook, no Twitter; há crianças a morrer porque os pais, contra todas as evidências, recusam vaciná-las; há universidades credíveis a oferecerem cursos de pós graduação em homeopatia…

O cepticismo é, cada vez mais, fundamental. Mas como ser céptico quando está demonstrado que o nosso cérebro é facilmente enganado e manipulado e não podemos confiar nele? Como, quando os argumentos lógicos e os factos têm o efeito perverso de fortalecer convicções erradas?

Estes grandes desafios estarão então em debate no próximo dia 17 de Dezembro, a partir das 18h00 no Auditório do Espaço Caleidoscópio (o novo espaço da Universidade de Lisboa, no Jardim Campo Grande).

A entrada é livre, mas pedimos que façam a vossa inscrição no botão abaixo:

Botão de inscrição (Solstício 2016)

 

 

Parceiro institucional:

Universidade de Lisboa (logotipo)

 

 

 

 


O básico:

Quando?
17 de Dezembro de 2016 — das 18h00 às 20h00

Onde?
Auditório do Espaço Caleidoscópio, em Lisboa
(Jardim do Campo Grande)

Como chegar?
Linhas Carris- 701, 717, 731, 735, 736, 738, 747, 750, 755, 767, 778, 783, 796, 798
Metro – Estação do Campo Grande
Comboio – Estação de Entrecampos

É acessível a todos?
Sim, o espaço é acessível para cidadãos com mobilidade condicionada

 


O Cartaz:

III Conferência do Solstício

foto de Diana Barbosa
D. Barbosa

Bióloga de formação e comunicadora de ciência de profissão. Especializada em biologia evolutiva e comportamento animal, actualmente mestranda em comunicação de ciência. Presidente da Direcção da COMCEPT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d bloggers like this: