Não se deixe enganar – O livro da COMCEPT

"Não se deixe enganar" é o primeiro livro da COMCEPT, à venda no dia 9 de Junho!

É com grande satisfação que vemos mais um projeto nosso a materializar-se. Não se deixe enganar é o título do primeiro livro da COMCEPT, editado pela Contraponto Editores, uma chancela do Grupo Bertrand, e que conta com o prefácio de Carlos Fiolhais e David Marçal.

Esta obra é o resultado de um trabalho colaborativo dos quatro autores, Leonor, Marco, Diana e João, que durante meses se empenharam na escrita do livro. Mas é também a continuação natural do trabalho que temos vindo a desenvolver até aqui: contribuir para o debate informado e esclarecido, sobre temas da actualidade, pela sociedade portuguesa.

Capa do livro Não se deixe enganar
Capa do livro “Não se deixe enganar” (Contraponto, 2017)

Neste livro procurámos abordar os temas da atualidade que considerámos mais relevantes. Alguns desses temas já foram abordados por nós no nosso website, mas aqui decidimos dedicar mais espaço para explorar melhor alguns conceitos. Escrevemos também sobre temas que ainda não tinham sido abordados, como a comunicação social pós-facto, os factos alternativos ou notícias falsas, mas também o modo como as notícias de ciência e saúde são apresentadas pelos media, tema ao qual dedicámos um capítulo inteiro.

Outro dos nossos objectivos foi contribuir com informação que esclarecesse as pessoas sobre temas que, de tempos a tempos, surgem em discussão pública: os químicos que nos rodeiam, os movimentos anti-vacinação, os organismos geneticamente modificados, os alimentos sem glúten ou os produtos detox.

O tema da saúde e da validade dos tratamentos existentes, em particular sobre as terapias alternativas tem tido uma grande procura no nosso website e nas redes sociais. Por isso, procurámos também esclarecer melhor a nossa posição sobre as terapias alternativas, assim como explicar o que a investigação científica tem concluído sobre cada uma delas.

No final do livro pode encontrar-se um manual de sobrevivência, uma espécie de guia para lidar com a desinformação que pode ser encontrada um pouco por todo o lado.

Este livro, escrito de modo claro (esperamos), acessível e até com um certo toque de humor, é dirigido não só aqueles que se interessam por ciência, que querem compreender a realidade tal como ela é, e que procuram respostas racionais, mas também aqueles que têm dúvidas e que possam ter uma visão diferente da nossa.

Boas leituras!

14 Comments

  1. Gostaria de saber mais sobre a distribuição do livro, como por exemplo, vai estar disponível nas livrarias típicas que estão um pouco por todo o país?

      1. Obrigado.
        Assim o farei.
        Estava a dar preferência por loja física porque era um bom livro para as férias que se avizinham, e não chegará a tempo se for adquirido online. Vou averiguar este fim-de-semana, e até deixo a informação caso interesse a mais pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro