Olimpíadas de Física Quântica?

Tiago Santos conquistou o 2º lugar das Olimpíadas de Fisica Quântica? Verdade ou Boato?

Esta semana andou a circular a seguinte imagem, que indicava que um rapaz chamado Tiago Santos, de Moncorvo, ficara em 2º lugar nas Olimpíadas de Física Quântica, mas, como não se tratava de um futebolista, ninguém partilhava. Vai daí, as pessoas partilharam – no momento em que escrevo, o post teve mais de 44 mil partilhas!

Mas será isto verdade? Não, como vamos ver de seguida.

Olimpíadas Quanticas

O facebook é uma óptima ferramenta para nos mantermos em contacto com a nossa rede social e para partilhar conhecimento, mas não está isento de riscos. Um deles é o de espalhar desinformação. Para evitar isso, convém verificar a veracidade das notícias que nos chegam antes de as partilhar.

Neste caso, o primeiro aspecto que nos devia levar a questionar é a referência a Olimpíadas de Física Quântica, algo um bocado caricato, principalmente atendendo ao facto de um jovem ter ficado nos lugares cimeiros. Bastavam dois segundos para uma pesquisa no Google ter indicado que tais olimpíadas não decorreram e que se trata de uma farsa. De facto, isto circula a nível internacional – na América Latina, é a mesma imagem mas com o nome do estudante José Manuel Velasquez.

O segundo aspecto que nos deveria levar a questionar, é o facto do jovem “vencedor” usar um casaco ostentando a marca Brazzers, um conhecido website de vídeos para adultos.

Em terceiro lugar, uma rápida pesquisa indicar-nos-ia que na realidade o Tiago Santos chama-se Jordi El Niño Polla e é um actor espanhol de filmes pornográficos.

Quando confrontados com a realidade, muitos internautas têm-se questionado sobre as motivações de divulgar esta notícia falsa. O próprio autor do post responde: para sensibilizar as pessoas a confirmarem as notícias antes de partilharem e a confirmar as fontes.

Explicação

 

Quem parece ter ganhado com isto foi a Brazzers, por ver o logotipo da marca a ser divulgado viralmente.

Mas este caso não é muito diferente de outro que envolvia uma estudante chamada Laura Garcia Santos, de Arroiolos, que vencera o Campeonato Mundial de Ciências de 2018. Dizia o mesmo post que como não era conhecida da televisão a rapariga não iria ser notícia e era assim que o país desprezava os seus jovens. Vai daí, tornou-se um idêntico fenómeno de partilhas.

Mas este caso foi verdade? Também não.

Olimpiadas Ciencias

Uma pesquisa no Google não refere a existência de um Campeonato Mundial de Ciências, nem uma Laura Garcia Santos vencedora. Aliás, a rapariga na foto é a libanesa Mia Khalifa, uma conhecida actriz de filmes para adultos.

 

O que aprendemos com estes casos? Ter cuidado com o que se partilha, verificando a sua fonte e veracidade. Se neste caso o resultado é inócuo, noutros poderão não ser, principalmente se envolverem o bom nome de pessoas afectadas, ou até o de comunidades inteiras.

 

Antes de partilhar, verifique.

2 Comments

  1. Isto da desinformação, e da justificação artística de “fiz isto para chamar à atenção”, é uma certa forma de “trolling”… Nestas estradas digitais da informação, é como ir pintar os sinais de trânsito de “30” a ficarem parecidos com “80”, justificando que “é para chamar a atenção para “o exagero que é alguns limites de velocidade” ou “alertar para a necessidade de se cumprirem os mesmo limites”… Em suma: é um engodo na mesma, mesmo que seja considerado “arte” a “comunicação de alertas por via desse engodo”! Fazer isso nas estradas é mesmo ilegal!
    Eu não defendo que haja mais burlões no mundo para alertar a população para a necessidade de se protegerem contra burlas..
    Mas vocês fazem algo importante, ao fazerem aquilo que qualquer um de nós também podia fazer mas não faz! Qualquer um de nós poderia também verificar as notícias, mas não faz! E até é mesmo bom que todos nós fiquemos com a sensação de “ah, eu também conseguia fazer essa verificação!”.. Mas vocês fizeram-na mesmo, e nós não!..
    Eu estive quase para ir “googlar” o logotipo no casaco, no dia em que vi essa coisa na net, mas deixei isso para depois, e depois ficou esquecido… E fiz isso assim por quê? Porque tenho mais que fazer, que andar a procrastinar (já me basta a restante procrastinação que me atrapalha o dia).. E este é o verdadeiro problema!!
    Ninguém vai andar a verificar o que lê, e depois ainda a alertar os outros, pela simples razão que isso dá trabalho! e isso vai contra a própria forma como nós lemos a notícia original!!
    O que nós vemos na “rede social” está feito para não nos dar trabalho nenhum!!! E nós andamos metidos na rede-social em vez de ir trabalhar!! Se nós tivermos que ter mais trabalho que isso para partilhar algo, é contra-producente!
    O segredo para a rede social funcionar é as coisas que nós lá vemos serem gratuitas, instantâneas, e não darem trabalho nenhum! E até parecerem que não nos tiram tempo algum!
    A rede social está inquinada à partida, para a natureza de procurar o que é mais fácil e despende menos energia. Para isto não dar para o torto, é preciso educar todos os utilizadores! Ou seja, a rede-social aparece, instala-se facilmente nos hábitos dos utilizadores, mas ela própria já não se responsabiliza pela conveniente educação dos utilizadores! É como uma arma: fabricam-se armas, dá-se às pessoas, e aquilo é giro porque dá para disparar contra garrafas, mas se depois as pessoas começam a levar para a escola e disparam contra tudo o que mexa para mostrar ao mundo que aquilo é perigoso, já ninguém se quer responsabilizar por ensinar às pessoas como é que devem usar a arma… Isto é tudo um bocado estúpido, da forma como escrevi… O mundo verdadeiro é igual?

  2. Então a forma de verificar a veracidade das coisas é googlar. E se não encontrar no Google, o campeonato não aconteceu? E como se verifica a veracidade dos factos ou das fotos? Como é que descubro que este ou aquele é um ator estrangeiro?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro