Aproxima-se a passos largos a ComceptCon 2014, cujo tema será:

Terra – Fogo – Água – Ar : Quatro Elementos, Quatro Cientistas!

E este ano há muitas novidades no encontro anual da Comcept!

A primeira grande novidade é a mudança de local: pela primeira vez, a ComceptCon vai-se realizar na invicta cidade do Porto. O local escolhido é o Auditório da Fundação da Juventude.

A segunda grande novidade decorre da mudança de local: pudemos alargar o horário das conferências, possibilitando ter mais oradores e mais tempo para o debate de ideias, uma vez que a ComceptCon passa a ser um evento de um dia inteiro!

Por fim, atribuiremos pela primeira vez o PRÉMIO COMCEPT a uma personalidade que se tenha destacado em Portugal na defesa da ciência e do pensamento crítico.

.

Auditório da Fundação da Juventude (Casa da Companhia)
Auditório da Fundação da Juventude (Casa da Companhia)

Convidámos quatro cientistas para falarem de quatro elementos místicos…ou talvez não!
As conferências irão decorrer ao longo do dia 15 de Novembro, um sábado, no Auditório da Fundação da Juventude (Casa da Companhia), no Porto, com início pelas 10h00
. Como é habitual, a inscrição não é necessária: basta aparecer e participar nos debates!

Como já terão intuído pelo título geral, os quatro elementos místicos vão servir de mote para quatro conferências informais seguidas de debate com a audiência. Os quatro oradores de excelência que convidámos são investigadores e comunicadores de ciência de quatro áreas científicas diferentes: Biologia, Astronomia, Engenharia Química e Bioquímica.

E este é o alinhamento do programa:

Hugo Oliveira é investigador pós-doutoral no CIBIO, Centro de investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto. Licenciou-se em Biologia Aplicada na Universidade do Minho e obteve um doutoramento em Arqueogenética na University of Cambridge, onde investigou a domesticação e difusão do cultivo do trigo. Dedica-se à investigação na evolução das espécies cultivadas, à biodiversidade de variedades tradicionais e à forma como os seres humanos e o ambiente afectam os genomas das plantas.

.

Pedro Russo é o gestor internacional do projecto europeu Universe Awareness no Leiden Observatory. É um comunicador apaixonado, comprometido com o uso da astronomia como uma ferramenta educativa. Licenciou-se em Física e Matemática Aplicada (Astronomia) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, obteve um Mestrado em Geofísica na mesma instituição e doutorou-se no Max Planck Institute for Solar System Research. Foi o coordenador global do Ano Internacional da Astronomia (2009). Para além das funções que assume na University of Leiden, é o responsável pela Schools and Children Task Force da International Astronomical Union (IAU).

Água - talk

.

Palmira Silva é engenheira química, doutorada em Química pelo Instituto Superior Técnico e actualmente vice-presidente desta instituição. É professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Química e Biológica sendo os seus principais interesses de investigação a fotoquímica e a fotofísica, uma área de investigação que tem aplicações ao nível da elaboração de materiais electroluminiscentes e das aplicações fotovoltaicas. Foi uma das promotoras da campanha 10:23 em portugal.

.

Ar - talk

David Marçal, é Doutorado em Bioquímica pela Universidade Nova de Lisboa (2008). Foi jornalista de ciência no jornal Público e autor do Inimigo Público. Autor de vários espectáculos de teatro e programas de televisão sobre temas científicos. Foi co-autor, com Carlos Fiolhais, dos livros “Darwin aos Tiros e Outras Histórias de Ciência” (Gradiva, 2011) e “Pipocas com Telemóvel e Outras Histórias de Falsa Ciência” (Gradiva, 2012). Foi também coordenador e co-autor do livro “Toda a Ciência (Menos as Partes Chatas)” (Gradiva, 2013). Em 2010 venceu os prémios Químicos Jovens e Ideias Verdes. Lança este ano mais uma obra, desta feita o ensaio “Pseudociência” (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2014).

Após as conferências e debates, sempre em espírito descontraído e informal, será então atribuído pelos membros da Comcept o PRÉMIO COMCEPT 2014 a uma personalidade que consideramos que se tem destacado na defesa da ciência e do pensamento crítico na nossa sociedade. o seu nome? Descubram no dia 15 de Novembro!

E este é o cartaz oficial do evento:

Cartaz ComceptCon 2014

 

[Actualização] Já está disponível o programa completo:

Programa da ComceptCon 2014

Contamos com a vossa presença!

.

Apoio institucional:

.

Local:

Auditório da Fundação da Juventude, Casa da Companhia:

Rua das Flores, 69 – 4050-265 Porto

Alojamento:

A cidade do Porto dispõe de uma vasta oferta de alojamento de diferentes tipos e aos mais variados preços. Estando o local do evento localizado no centro histórico da cidade, apenas recomendamos que façam as vossas reservas antecipadamente para poderem aproveitar os preços económicos de muitas unidades hoteleiras nesta altura do ano.

.