Estamos a ultimar os preparativos para o nosso encontro anual: a ComceptCon!

 

(projecto) excerto do cartaz ComceptCon 2015 (2)

 

A 21 de Novembro voltamos à cidade do Porto, ao coração do Património da Humanidade: a ComceptCon terá lugar no Auditório da Casa do Infante, gentilmente cedido pela Câmara Municipal do Porto.

Marcamos encontro às 10h00, para um dia em que oradores diversos nos vão trazer várias perspetivas do negacionismo: da história à biologia, da medicina à astronomia.

A qualidade será inegável!

A entrada é livre e mas pedimos se inscrevam neste link para podermos preparar algumas “prendinhas” em número suficiente para os participantes.

 

Auditório da Casa do Infante (Fonte: Câmara Municipal do Porto)
Auditório da Casa do Infante (Fonte: Câmara Municipal do Porto)

 

Como sempre, escolhemos um painel de oradores provenientes de diferentes áreas do saber para que, ao longo do dia, possamos ter um panorama de diversas formas de negacionismo que são mais prevalentes na sociedade actual:

 

ComceptCon 2015: Evolução (2)

Alexandra Sá-Pinto cresceu nas belíssimas encostas da Serra do Montemuro. Cedo se interessou pelo mundo natural que a rodeava e que adorava explorar e compreender. Nasceu assim a paixão pela Biologia, área em que se licenciou e doutorou na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. De 2001 a 2015, desenvolveu a sua investigação no CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto, tendo-se focado nos processos responsáveis pela evolução e formação de novas espécies em meio marinho.

Entre 2007 e 2008 deu formação a professores do 1º Ciclo no âmbito do programa do Ensino Experimental das Ciências. O sorriso e o brilho nos olhos dos meninos quando descobriam algo novo sobre o mundo natural fizeram-na perceber o quanto gostava de ensinar ciência, ensinando a fazer ciência. Desde então foi desenvolvendo e participando em projectos relacionados com o ensino das ciências no 1º Ciclo, acabando por mudar a sua linha de investigação para a área da Didátcica das Ciências. Actualmente é investigadora no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro onde investiga os impactos de ensinar evolução na literacia científica de alunos do 1º Ciclo.

Fascinada pela evolução, foi sócia fundadora da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e integra o Núcleo de Educação e Ensino da Evolução, que visa divulgar os princípios da evolução à sociedade e dar a conhecer as suas aplicações e implicações no nosso dia a dia.

 

ComceptCon 2015: Alterações climáticas

Carlos M. G. L. Teixeira é licenciado em Biologia e mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa. Foi-lhe atribuído um diploma de Estudos Avançados em Engenharia do Ambiente do Instituto Superior Técnico (IST) (2009) e encontra-se actualmente a terminar um Duplo-Doutoramento em Ciências da Terra e da Vida pela Universidade Livre de Amesterdão (Vrije Universiteit Amsterdam) e em Engenharia do Ambiente pelo IST.

Está associado ao MARETEC-IST – Marine, Environment and Technology Center. Investigou nas áreas da etologia, genética molecular e exploração espacial. Actualmente aplica a teoria “Dynamic Energy Budget” (DEB) para modelar o metabolismo dos organismos vivos. Foi membro da Comissão Executiva do European Environmental Bureau e Vice-Presidente da Liga para a Protecção da Natureza, tendo representado a sociedade civil em diversas comissões públicas desde 2005. Tem ainda participado como consultor em projectos de avaliação ambiental estratégica e com particular enfoque nos impactes na biodiversidade.

É alumnus das Summer Schools de Alpbach e ALTER-Net (A Long-Term Biodiversity, Ecosystem and Awareness Research Network) e da rede ELEEP (Emerging Leaders in Environmental and Energy Policy) estabelecida pelo Conselho Atlântico e pelo Ecologic Institute.

 

ComceptCon 2015: Holocausto

Hugo Miguel Vaz é licenciado em Arqueologia e tem uma Pós-Graduação e Mestrado em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde defendeu uma tese versando a história da Comunidade Israelita do Porto. É director do Departamento de Visitas e Turismo do Museu Judaico do Porto / Sinagoga Kadoorie Mekor Haim, desenvolvendo actualmente, investigação histórica relacionada com o Judaísmo em Portugal no Século XX, mais particularmente durante o período da Segunda Guerra Mundial.

 

ComceptCon 2015: Vacinas

Mónica E. S. Pina é licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universitá degli Studi di Padova. Especializou-se em Medicina Interna no Hospital Egas Moniz em Lisboa.
É ainda Consultora de Lactação e Coordenadora Regional para a Europa da Academy of Breastfeeding Medicine.
Para além da prática hospitalar, é colaboradora no Instituto Médico e Dentário Dr.a Joaquina Corado e no Centro Pré e Pós-Parto. Dedica-se há vários anos a questões relacionadas com a Saúde Infantil e a Educação para a Saúde, procurando melhorar a comunicação com o doente e tornar perceptível ao leigo aquilo que se pensa em Medicina.

 

Ricardo Cardoso Reis é licenciado em Astronomia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Trabalha desde 1999 no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), a associação que gere o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e que é instituição de acolhimento do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), a maior unidade de investigação nacional na área.

No Gabinete de Comunicação de Ciência do IA e no Planetário do Porto, tem como função principal servir de ponte entre os investigadores e o público. Para tal, as suas atividades incluem, por exemplo, escrever comunicados de imprensa, produzir e apresentar sessões de planetário, orientar noites (e dias) de observação com telescópio, produzir conteúdos didácticos multimédia ou apresentar oficinas práticas.

Durante o Ano Internacional da Astronomia 2009, foi o coordenador do projecto global Alvorada do AIA2009, e participou nos grupos de trabalho internacionais de Física Solar, 100 Horas de Astronomia (100HA) e Noites de Galileu (NG). Das 100HA e NG foi ainda co-coordenador nacional.

Em 2007 representou o CAUP no consórcio Space Weather and Europe – an Educational Tool with the Sun (em português, Clima Espacial e a Europa – o Sol como Ferramenta Educativa – SWEETS2007), onde produziu actividades como a sessão de planetário original “As Tempestades do Clima Espacial”, e co-produziu o DVD-Rom sobre o tema.

Em 2006 foi co-autor do livro “Descobrir o Universo“, editado pela Gradiva na Colecção Ciência Aberta (ISBN: 989-616-120-8).

 

O programa detalhado será anunciado em breve.

 

Parceiro institucional:

Câmara Municipal do Porto – Pelouro da CulturaCâmara Municipal do Porto - Porto Ponto

 

 

 

 


O básico:

Quando?
21 de Novembro de 2015 — das 10h00 às 18h00

Onde?
Auditório da Casa do Infante, no Porto
(Rua da Alfândega, 10 — 4050-029 Porto)

Como chegar?
Linhas STCP- 500, 900, 901, 906, ZM, ZR
Metro/Comboio – Estação de São Bento

É acessível a todos?
Sim, o espaço é acessível para cidadãos com mobilidade condicionada

E se precisar de alojamento?
O Porto oferece uma ampla gama de opções de alojamento para todos os gostos e bolsos. Ainda que estejamos em época baixa, recomendamos que façam reserva atempadamente. Falem connosco se precisarem de ajuda/dicas.


 

Cartaz:

Cartaz ComceptCon 2015 (corrigido)