Cépticos com Vox: “As abelhas vão-se extinguir?”


Detalhes do evento


Quatro anos depois, a nossa tertúlia regressa à cidade de Coimbra!

Depois de lá termos estado precisamente em Outubro de 2012, achámos que deveríamos voltar ao centro do país para uma conversa com os cépticos da região.

Abelha (900x600)

Desta feita, o nosso convidado será Henrique Pereira, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. E o tema escolhido é o (suposto) colapso das colónias de abelhas.

Porquê “suposto”?

O síndrome de colapso das colmeias – o desaparecimento repentino da maioria das obreiras de uma colmeia, deixando para trás apenas a rainha, larvas e…muita comida – foi detectado há cerca de 10 anos e tem levantado muitas questões aos cientistas que, ao longo deste tempo, têm procurado as causas para o que se antevia como um desastre ecológico.

As causas parecem ser múltiplas e estarem a actuar concomitantemente: parasitas, vírus, pesticidas e outros factores de pressão ambiental.

Contudo, nos últimos anos, a situação parece ter estabilizado e há sinais de recuperação das colónias.

O nosso convidado vai-nos ajudar a compreender as possíveis causas para ambos fenómenos: o colapso e a recuperação. Como habitualmente, à volta da mesa, como dá gosto, na Casa das Caldeiras (junto à Praça da República).

Contamos convosco, conimbricenses!