Cépticos com Vox: Mercúrio, de medicamento a toxina


Detalhes do evento


O mercúrio é um elemento químico, um metal que tem a característica peculiar de ser líquido à temperatura ambiente.

Em tempos, foi amplamente usado como medicamento – por exemplo, para “curar” casos de sífilis. Hoje, é mais facilmente mencionado em artigos mais ou menos alarmantes sobre o seu perigo como neurotoxina, sendo até usado como argumento por parte dos movimentos anti-vacinação. Encontrámo-lo também em lâmpadas, termómetros e… em peixe contaminado por metais pesados.

Fotografia de uma lâmpada de mercúrio

Lâmpada com gás de mercúrio (Fonte: Wikimedia Commons)

Onde está a barreira entre o uso seguro e o perigo?
São todos as formas de mercúrio ou todos os compostos à base de mercúrio tóxicos?
Será que o nosso querido sushi ainda nos vai matar?
E as alegações contra as vacinas, são válidas?

Para responder a estas e outras perguntas convidámos Vasco Branco, investigador do Instituto de Investigação do Medicamento da Universidade de Lisboa. O Vasco é toxicologista e especialista no estudo dos efeitos do mercúrio ao nível celular. É ainda autor do blog Ciência com Banda Sonora.

Para esta tertúlia regressamos a Lisboa, mas estreamos novo espaço! Desta feita, o encontro será no novo Restaurante Fama d’Alfama, localizado no Terreiro do Trigo (próximo ao Museu do Fado). Como habitualmente, haverá bebidas e petiscos a temperar a conversa, a partir das quatro da tarde, no dia 21 de Outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d bloggers like this: