Cépticos com Vox: As raças são uma visão folclórica da diversidade humana?

No mês de Março, regressaremos ao Porto para falar de “Raças” no contexto da diversidade humana.

Será que o conceito de “Raça” faz sentido do ponto de vista da Biologia? O que têm os resultados científicos dos últimos anos indicado sobre este tema? Existirá diversidade genética suficiente entre os povos para se falar de “raças”? Que mitos e mal-entendidos rodeiam este tema? Qual a importância histórica deste conceito, e suas consequências?

Então:

As raças são uma visão folclórica da diversidade humana?

Diversidade humana

Para falar deste tema, teremos como convidado Jorge Rocha, professor associado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e líder do grupo de Genética Evolutiva Humana do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO), onde estuda populações africanas. Está ligado à pesquisa da evolução da tolerância à lactose, resistência a doenças e pigmentação da pele e dos olhos.

Apareçam para uma conversa informal, em ambiente descontraído, em que se debate enquanto se bebe um café e se comem uns petiscos. É a receita para uma tarde bem passada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d bloggers like this: