Cépticos com Vox XIII: Mitos no Desporto


Detalhes do evento


No próximo sábado, dia 11 de Maio, os Cépticos com Vox voltam ao Porto!

Desta vez, vamos dedicar-nos ao desporto. Mas não se preocupem, não vamos correr, vamos só conversar. Mais exactamente, vamos falar sobre os mitos no desporto.

Na busca de melhores resultados os atletas, especialmente os profissionais, estão dispostos a quase tudo. Além da batota, tema fora do âmbito deste encontro, é comum enveredarem por produtos ou procedimentos sem qualquer validade científica que na melhor das hipóteses não têm qualquer efeito. Podem as braceletes ditas quânticas, ajudar na performance desportiva? É verdade que as maçãs têm calorias negativas e como tal não devem ser ingeridas antes de provas de longa duração?

Mas não é só a preparação física e técnica que ditam os resultados. A sorte, ou a falta dela, também tem um papel muito importante nos resultados obtidos. Como a sorte não pode ser melhorada com treino, é costume os desportistas tentarem melhora-la com rituais e hábitos. Terão esses procedimentos algum resultado ou não passam de superstições inócuas? Pode, por exemplo, um determinado número de camisola melhorar a sorte de um jogador?

Traz as tuas dúvidas, ideias e estórias e vem tomar um café ou um fino connosco!

O ponto de encontro será no Café Canhoto.  O canhoto é um dos novos espaços multi-culturais da cidade do Porto, inaugurado em Março e onde, para além de bar com alguns petiscos se fazem exposições e projecções de cinema.

Tema: Mitos do desporto

Onde: Café Canhoto
Travessa da Cedofeita, 60-62,  Porto

Quando: Sábado, 11 de Maio de 2013, pelas 16:00h