Ciência da Treta

Autor: Ben Goldacre

Colecção: Máquina do Mundo

Editora: Bizâncio

Ano: 2009

Sinopse:

Como sabemos se um tratamento é eficaz? Como podemos descobrir o que causa o cancro? Pode a homeopatia ser tão verdadeira – ou tão interessante – como o efeito placebo? Os jornalistas sabem, de facto, ciência? Porque procuramos explicações científicas para problemas sociais, pessoais e políticos? Será verdadeira a base «científica» dos cosméticos que nos prometem milagres? Serão assim tão diferentes as medicinas alternativas e as empresas farmacêuticas ou será que todas usam os mesmos velhos truques para vender os seus produtos?

A informação científica sem qualquer rigor, contraditória e confusa está por todo o lado. Mas eis que Ben Goldacre nos traz uma arma poderosa: com mestria ímpar, desmonta a obscura «ciência» que suporta alguns dos grandes testes farmacêuticos, a essência dos cosméticos milagrosos, e tantas outras maravilhas da ciência que nos são reveladas todos os dias. Mas vai mais longe, dissecando muita «treta» dá-nos as ferramentas para podermos detectar por nós mesmos, sem hesitações, a falsa ciência.

Regressar a livros recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d bloggers like this: