COMCEPT - Comunidade Céptica Portuguesa

Sobre a COMCEPT

Somos um grupo de cidadãos independentes, com diferentes níveis e áreas de formação académica, cujo objectivo e compromisso é promover, em todos os âmbitos da sociedade, o uso do pensamento crítico e racional, com apoio no método científico. Não apoiamos argumentos baseados na fé ou misticismo na busca do conhecimento e da verdade, nem como resposta aos problemas da humanidade. Denunciamos os abusos da pseudociência, isto é, de tudo aquilo que tenta passar-se por ciência sem o ser, bem como do negacionismo de factos científicos bem estabelecidos.

Pretendemos reunir todos aqueles que se identificam com o movimento céptico, especialmente em Portugal, mas não só. A nossa preocupação é oferecer informação de forma isenta com base nos conhecimentos científicos actuais e é à luz da ciência que aqui apresentamos as nossas ideias. Esperamos, com esta iniciativa, contribuir para uma melhor sociedade.

A COMCEPT foi fundada a 5 de Abril de 2012. Marca desde então presença na Internet através do site e redes sociais, onde publica recursos educativos, notícias e artigos de opinião. Organiza regulamente os Cépticos com Vox, tertúlias mensais dedicadas a diversos temas, e a ComceptCon, uma convenção anual do cepticismo que reúne palestras de especialistas convidados. É ainda responsável pelo Prémio Unicórnio Voador, um prémio satírico concedido às personalidades ou entidades que tenham contribuído para a disseminação da pseudociência, superstição e outras formas de desinformação. E pelo Prémio COMCEPT que pretende premiar aqueles que lutam por uma sociedade mais esclarecida, através da promoção do pensamento crítico e da ciência.

Para mais informação sobre o que é o cepticismo aconselhamos a leitura da nossa página de referência sobre o assunto.

Pode entrar em contacto connosco através dos canais

POLÍTICA DE COPYRIGHT

A COMCEPT faz uso de várias referências e citações de autores bem referenciados através de links, no entanto, todo o conteúdo da COMCEPT, salvo quando indicado o contrário, é da responsabilidade do autor que o escreveu.

A reprodução parcial dos textos é bem-vinda apenas quando a devida autoria estiver presente e acompanhada do link para a página da COMCEPT. A reprodução de textos da COMCEPT na íntegra em sítios fora da COMCEPT não é permitida, salvo em circunstâncias específicas e de acordo com a autorização dos seus membros.

As imagens utilizadas na COMCEPT são de domínio público, de licença Creative Commons (com algumas restrições), ou reproduzidas/adaptadas com a autorização do detentor dos direitos de copyright. A reprodução de algumas das imagens estará, portanto, limitada aos direitos associados. Se pretender partilhar uma imagem entre primeiro em contacto com COMCEPT para se informar sobre os mesmos.

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS

A COMCEPT está aberta a comentários, correcções ou objecções a qualquer tema escrito pelos seus colaboradores. Apelamos, no entanto, a que tenham atenção a algumas regras:

1- Temos por regra basear aquilo que escrevemos em dados factuais ou em documentos que facilmente podem ser acedidos.  Por essa razão, antes de escrever a sua opinião verifique se essa opinião é igualmente fundamentada.

2- Tenha atenção ao assunto em discussão. Se o tópico do artigo que deseja comentar é X, mencionar A, B, C e D será entendido como uma táctica para minar a discussão. Links e comentários que não estejam directamente relacionados com o artigo, poderão ser editados ou eliminados.

3- Comentários com linguagem imprópria ou ofensiva (palavrões e insultos) e ataques pessoais não serão permitidos.

4- Comentários repetidos ou semelhantes vindos do mesmo IP e sob nomes diferentes, serão eliminados.

5- Comentários cujo conteúdo possa ser considerado spam (publicidade a produtos comerciais), serão eliminados.