Rapidinhas da semana – 10 de Junho

É Domingo, dia de “rapidinhas” na COMCEPT.

Cá fica então a segunda edição das Rapidinhas da semana que, desta vez, será um pouco mais alargada, já que na passada semana não publicámos esta rubrica.
.

  • O primeiro destaque vai para um tópico que já destacámos no Facebook e que seguiremos com toda a atenção: o caso de Sanal Edamaruku na Índia. A Rationalist Association, uma associação humanista do Reino Unido, está a promover uma petição online para que a Arquidiocese Católica de Bombaim retire a queixa que apresentou contra este céptico indiano, por ele ter exposto uma falsa estátua “milagrosa”. Pedimos aos nossos leitores que assinem a petição e divulguem esta iniciativa.
    .
    .

    Sanal Edamaruku
  • Num tom mais leve, chamamos também à atenção para edição de 26 de Maio do podcast Skeptic’s Guide to the Universe, onde fizeram referência a Portugal devido ao programa Depois da Vida e ao email do céptico português Luís Pratas, que aqui reproduzimos:
    “I love your podcast. I’ve been listening to it for a couple a months and I’m pleased to say that I am “converted” to Skepticism. Did you know that in Portugal our dead speak English? We have a TV show here called “Depois da Vida”, that means “Life after Life”. On each week the medium Janet Parker allegedly listens to dead people related to a guest celebrity. The person hosting the show does the translations between the two. Since the medium apparently doesn’t speak Portuguese, we may conclude that the dead related to our Portuguese celebrities have to speak English to the medium. She then speaks in English to the host; the host translates it to the guest. Continue with your great work. Regards LuÃs Pratas Lisbon, Portugal.”
    Agradecemos ao Nuno Fragoso Gomes a partilha deste link na nossa página do Facebook.
    .
  • Embora os tribunais possam não ser o melhor local para discutir factos científicos, é bom saber que nos EUA foi aceite um processo colectivo contra a Boiron por vender preparados que não têm qualquer efeito comprovado (ou princípio activo). Parece que o resultado vai ser um acordo com uma indemnização económica mas, ainda assim, é uma boa notícia. O Steven Novella, explica o caso no blog NeuroLogica.
    .
  • A notícia que nos chega da Coreia do Sul já não é tão animadora. Segundo a Nature News, devido a uma petição de uma associação criacionista (mascarada com o nome de Sociedade para a Revisão dos Livros de Texto), as referências à evoluçao vão ser retiradas dos livros e programas escolares do Ensino Secundário. É verdadeiramente alarmante a estatística que diz que 40% dos professores de Biologia sul-coreanos acham que a Teoria da Evolução não é apoiada pela maioria dos cientistas. Isto é um engano tremendo! Voltaremos a este tema com mais detalhe, mas que fique bem claro que não há qualquer dúvida científica em relação à existência de evolução biológica, uma das teorias científicas mais escrutinadas e bem fundamentadas!
    .
  • No AstroPT, Dário Codinha chama-nos à atenção para mais um email “viral” com aldrabices. Desta vez são o número de certos dias da semana no mês de Julho em 2012…leiam e divirtam-se.
    .
  • A falácia do apelo à autoridade é abordada por David Gorski no Science Based Medicine, tomando como exemplo o Prémio Nobel Luc Montagnier e a já designada no mundo céptico como a “Doença do Nobel”.
    .
  • Vale a pena mencionar também o que se passou nas últimas semanas em Inglaterra, culminando numa manifestação no dia 27 de Maio. Um movimento ecologista radical e violento fez um “chamamento às armas” para a destruição de uma estação pública de investigação de culturas (Rothamsted Research). Segundo o movimento, nesse campo experimental estava a ser plantado trigo transgénico que ia contaminar outros campos da região e que deveria, portanto, ser destruído. Porque é que isto é pseudo-científico e entra no âmbito do cepticismo? Porque estas afirmações são cientificamente incorrectas – o trigo reproduz-se por autofertilização – e, como tal, pseudo-científicas. Todas as tentativas dos investigadores em iniciar um diálogo com os proponentes da acção foram em vão, mas felizmente a falta de apoio que tiveram e a presença policial transformou o ataque numa manifestação. O Denialism Blog dá conta de estes e outros extremismos ambientais que são anti-científicos.
    .
  • Falando em meio ambiente e a negação da ciência, há sempre notícias espantosas a chegar dos EUA. Segundo nos conta o Carlos Oliveira no Astro PT, o estado da Carolina do Norte está a preparar legislação que proíba a consideração de estimativas sobre a subida do nível do mar na sua costa que superem a média do último século, por forma a preservar o investimento em construção civil. O post inclui a perspectiva sempre aguçada e divertida do Stephen Colbert sobre o assunto.
    .

    Deepak – Ilustração de Pat Linse (e-Skeptic)

    .

  • Por fim, damos destaque à edição desta semana da e-Skeptic, a newsletter electrónica da Skeptics Society, que publica um texto de Phil Molé sobre os dogmas do Deepak Chopraonde, entre outras coisas, explicam porque é que os argumentos de Chopra são, à superfície, tão persuasivos, mas estão cientificamente errados.
    .

Boas leituras!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro