Rapidinhas da semana – 8 de Julho

Chegou o domingo e está na hora das Rapidinhas!

.

(Fonte: TigerDroppings)

.

  • Esta semana ficou realmente marcada pela confirmação da existência do famigerado bosão de Higgs, algo que, não tendo directamente a ver com o Cepticismo é, na verdade, muito importante para a Ciência e, quem sabe, para o futuro da humanidade como sociedade tecnológica. Por isso, não podia deixar de mencionar e dar o devido destaque este facto e deixar-vos duas recomendações de leitura: este post bem divertido do Marco Santos no blog Bitaites e este outro bem elucidativo do Manuel Rosa Martins no blog AstroPT. Vão também descobrir o porquê da imagem acima!
    .
  • À recorrente pergunta/comentário “Mas porque é que vocês se dão ao trabalho de fazerem tanto alarido? Deixem as pessoas acreditarem no que quiserem, é problema delas!”, aqui fica uma de muitas possíveis respostas: porque a ignorância e a desinformação pode ser trágica. Esta semana, mais um caso se junta à lista: um homem que sofria de psicose e trocou os seus medicamentos por multi-vitaminas matou o pai e tentou matar a mãe. Outra notícia chega-nos de Houston, onde uma mãe foi condenada por danos por omissão, ao deixar de dar os medicamentos prescritos ao seu bebé que sofria de hipotiroidismo e trocá-los por suplementos à base de algas. A criança, agora com sete anos, teve um desenvolvimento anormal e sofre danos cerebrais permanentes.
    .
  • Ainda no reino da “nova medicina”, já ouviram com certeza falar no famoso Dr. Oz, lançado ao estrelato pela Oprah e cujo programa é também transmitido em Portugal. É impressionante como alguém treinado em medicina e que se diz céptico caia em patranhas de “curas milagrosas” e afins. Mas é verdade. A sua última recomendação são os extractos de grãos de café verde, como a última panaceia para a perda de peso. Como quase sempre acontece com as panaceias, e esta não é excepção, não há qualquer evidência científica válida. Scott Gavura explica todo o caso no Science Based Medicine.
    .
  • E, para que não digam que os Cépticos são cegos defensores da big pharma, ou seja, da grande indústria farmacêutica, aqui fica também uma notícia que nada abona em favor das práticas das companhias farmacêuticas: Um processo em tribunal contra a GlaxoSmithKline por más práticas terminou com o acordo de pagamento de uma multa de 3 mil milhões de dólares pela companhia! O Steven Novella explica o caso no blog Neurologica. É que o Cepticismo não é um movimento de defesa de nenhum tipo de negócio: é um movimento de defesa do pensamento racional e da ciência.
    .
  • Esta semana a polícia indiana tentou efectivamente prender Sanal Edamaruku, que se encontra refugiado na Finlândia. Sanal Edamaruku está a ser perseguido pela Igreja Católica Indiana depois de ter desmascarado uma falsa estátua “milagrosa” em Bombaim. Podem ler mais sobre este caso aqui.
    .
  • É com muito gosto que aqui anuncio que podemos estar descansados porque, segundo a NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica), as sereias não existem! Depois dos vampiros e dos zombies, agora eram as sereias que andavam a preocupar o povo americano. E, desta vez, a fonte de preocupação não vinha de nenhuma série de ficção televisiva, mas sim de um documentário do Discovery Channel…infelizmente, parece que o Discovery está a seguir os passos do History Channel na promoção dos mitos e teorias da conspiração. Será que o National Geographic vem a seguir? A julgar pela sua nova série documental sobre OVNIs, parece que sim.
    .
  • Fecho com uma nota reflexiva sobre o papel do Cepticismo e das organizações Cépticas, deixando-vos este post do Kyle Hill no site da James Randi Educational Foundation sobre o peso que deve ter o desmascarar de fraudes face ao papel educativo do movimento céptico. Ao criar a COMCEPT essa foi uma das nossas preocupações: para além de denunciar os casos de pseudo-ciência que grassam no mundo, e que tanto nos preocupam, também criar e disponibilizar ferramentas para promover o pensamento racional e a literacia científica.
    .

Boas leituras!

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro