Pela literacia científica

O AstroPT é uma plataforma de informação científica que nos últimos 5 anos se tem dedicado à divulgação de ciência nos mais diversos campos. É um projecto único no panorama nacional e, arrisco mesmo a dizer, único no panorama da Lusofonia.

O AstroPT é possível graças ao contributo voluntário e pro bono de vários especialistas de diversas áreas. Tal é o sucesso desta plataforma, que o sítio conta, neste momento, com mais de 200 000 visitas por mês.

Para desenvolver os diferentes projectos que o AstroPT pretende implementar e continuar a crescer, está a decorrer uma campanha de angariação de fundos. Esta campanha está nos seus últimos dias e ainda não atingiu o seu objectivo. Basta apenas um pequeno contributo para levar este projecto único de divulgação de ciência para outro nível.

AstroPT
Imagem retirada do site AstroPT

Para facilitar a partilha da informação sobre a campanha foi criado um evento no Facebook, do qual retiramos o seguinte apelo:

“O projecto AstroPT é um projecto educativo multidisciplinar de divulgação científica, escrito por especialistas nos assuntos, de modo a divulgar e interagir com o público leigo e curioso sobre os temas abordados.
Temos desde já o símbolo de qualidade na informação transmitida. Esta informação, altamente credível, destina-se a todos aqueles que buscam o conhecimento. O nosso objectivo é levar a astronomia em particular e a ciência em geral à população lusófona.”

Trata-se de um projecto para o Público Lusófono que só será viável com a ajuda desse mesmo Público Lusófono, seja pela divulgação feita, pelo número de apoiantes contabilizados e pelas doações nem que simbólicas (1 euro, por exemplo).

Um projecto de Todos para Todos. Para um Futuro com Literacia e Cidadania Científica, para um Futuro de Decisões informadas e conscientes. 

A CAMPANHA

O AstroPT no Facebook

Ajudando o AstroPT ajudamos à divulgação da ciência e promovemos uma melhor literacia científica em todo o mundo onde se fala português.

.

4 Comments

  1. Eu deixei de acompanhar o astro quando percebi o modo como a direção tratava as alterações climáticas, dando a entender que ser apenas uma conspiração era uma hipotese plausivel.

    Também a maneira como a direção lida com a critica me parece bastante má, e pouco merecedora de se perder tempo, com insultos pessoais a serem devolvidos como resposta a criticas severas.

    Agora que já fizeram o peditório deles fica aqui a minha opinião. Há muito que já avisei o Carlos que tinha perdido o interessa naquilo.

    1. Desculpa, só vi este comentário agora. Eu lembro-me da discussão que vocês tiveram sobre o assunto. Mas deixa-me corrigir-te na primeira parte do teu comentário. Nunca ninguém no astroPT defendeu o negacionismo do aquecimento global, tanto quanto me lembro, o Carlos defendia na altura que não era causado pela actividade humana, mas acho que a sua posição sofreu uma evolução desde então, é questão de lhe perguntar qual a sua posição actual sobre o assunto, que ele irá de certeza responder. Além disso, mesmo que se esteja errado numa coisa, isso não invalida o resto do trabalho de uma pessoa. Na altura a discussão degenerou numa flame war, mas eu acho que somos todos humanos e essas coisas podem acontecer a qualquer um. O astroPT não deixa de ser um sítio de referência onde se pode ter acesso à ciência em português e ao qual recomendo a visita.
      Abraço.

  2. Já agora, vocês de facto são o grupo mais homogénio na qualidade e principios que anda aí. Se eu fosse autor no Rerum Natura já tinha mandado aquilo com os porcos. Acho que temos de ser exigentes e ter principios consistentes e o mais completos possiveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro