Cépticos com Vox XV: A matemática e os detectores de mentiras

No dia 20 de Julho, os Cépticos com Vox estarão no Porto, no bar O Canhoto para mais uma conversa em torno da matemática

O décimo quinto Cépticos com Vox vai ter lugar no Porto, continuando com a nossa alternância mensal iniciada este ano. O ponto de encontro será o bar Canhoto e a data o próximo dia 20 de Julho. Como os dias estão longos e o calor aperta, desta vez iniciaremos a tertúlia às 18:00h.

No entanto, não nos afastaremos muito do tema tratado na tertúlia anterior: desta feita, falaremos sobre “A matemática e os detectores de mentiras – a lógica informal e as falácias do dia-a-dia”.

.

Lógica falhada: Se eu não te vejo, tu não me vês (Crédito: Michele M. Ferrario)
Lógica defeituosa: “Se eu não te vejo, tu não me vês” (Crédito: Michele M. Ferrario – Latente)

.

A lógica informal pode ser definida, de um modo muito simplificado, como o ramo da lógica cuja tarefa é o desenvolvimento de padrões e critérios não-formais para a crítica e construção de um argumento. [1]
Vamos, portanto, discutir o modo como discutir…como argumentar, usando a lógica e tentando escapar às armadilhas da falácia. E, sobretudo, como detectar erros lógicos na quantidade massiva de informação com a qual contactamos diariamente.

Para animar a conversa convidámos a Susana Pereira, que é natural de Monção e licenciada em Matemática. Depois de trabalhar no Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra e colaborar com o projecto de comunicação de ciência Ciência 2.0, é agora aluna do Programa Doutoral em Ensino e Divulgação das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Para a sua tese de Doutoramento, a Susana está a explorar, entre outros aspectos, os erros matemáticos publicados na Imprensa portuguesa. Colabora também no projecto Visual Loop, um blog sobre infografia e visualização de informação.

Ficamos à vossa espera!

.

Em resumo:

Tema: A matemática e os detectores de mentiras – a lógica informal e as falácias do dia-a-dia

Quando? Dia 20 de Julho de 2013, sábado, pelas 18 horas

Onde? No Canhoto, Travessa de Cedofeita 60-62, Porto

Podem confirmar a vossa presença no evento que criámos no Facebook.

Informamos que as nossas tertúlias mensais fazem uma interrupção em Agosto. Voltaremos a Lisboa em Setembro para a próxima edição do Cépticos com Vox, no dia 21. 

.

[1] Informal logic – Wikipedia

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro