ComceptCon 2014: Água

Terceiro vídeo das quatro conferências do dia: ÁGUA. A convidada para este tema-elemento foi a eng. química Palmira Silva, do Instituto Superior Técnico / Universidade de Lisboa.

Para começar bem a semana, divulgamos hoje o vídeo da terceira conferência da ComceptCon 2014, que teve lugar no Porto há cerca de duas semanas.

A temática geral do encontro deste ano foi “Terra – Fogo – Água – Ar: Quatro Elementos, Quatro Cientistas”.

A terceira convidada do dia foi a engenheira química Palmira Silva (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa) e abordou o tema-elemento ÁGUA, com uma intervenção intitulada “Homeopatia: O poder mágico da água?”.

O Palmira levou-nos numa viagem ao passado, começando pela recente portaria Portaria n.º 207-C/2014 de 8 de outubro até aos primórdios da homeopatia e ao seu criador Samuel Hahnemann. Desta forma, ficámos a conhecer os princípios teóricos da homeopatia e a perceber porque é que esta terapêutica alternativa não tem qualquer base científica que a sustente.

Aqui fica então o vídeo:

One Comment

  1. Não acredito em águas mágicas, e outras “medicinas” alternativas. Sei que devem existir incontáveis provas e relatórios de experiências que assim o demonstram.

    Em relação à parte da palestra onde se desmonta a homeopatia, só tenho a dizer que era dispensável o tom constante de gozo durante o discurso.
    Para tentarmos fazer ver à mais comum das pessoas, às menos educadas que acreditam nestas alternativas, é importante explicar e tentar ensinar de forma mais delicada possível.

    Tudo bem que nesta palestra quase de certo não haviam adeptos da homeopatia, e pode-se entrar neste ambiente de forma até divertida. Mas fico preocupado quando imagino uma discussão entre prós e contras e que se usem então termos como “homeopatetices”

    Seja como for, venham mais destas iniciativas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro