Novo livro: Cultura Científica em Portugal

A data é bem apropriada para o lançamento de um interessante livro da autoria dos antigos jornalistas de ciência António Granado e José Vítor Malheiros: Cultura Científica em Portugal - Ferramentas para perceber o mundo e aprender a mudá-lo.

Assinala-se hoje, 24 de Novembro, o Dia Nacional da Cultura Científica (instituído em 1997 em honra de Rómulo de Carvalho, importante promotor da cultura científica em Portugal no século XX).

A data é, portanto, bem apropriada para o lançamento de um interessante livro da autoria dos antigos jornalistas de ciência António Granado e José Vítor Malheiros: Cultura Científica em Portugal – Ferramentas para perceber o mundo e aprender a mudá-lo.

 

Cultura Científica em Portugal - capa do livro

Este ensaio/estudo foi patrocinado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e está disponível para descarga gratuita neste link.

Como explicam os próprios autores na introdução do livro:

Este pequeno ensaio tem por objectivo mapear algumas iniciativas de promoção da cultura científica e tecnológica que tiveram lugar nas últimas duas décadas em Portugal, criando uma primeira abordagem panorâmica a este tema que, longe de ser exaustiva, não tem a pretensão de ser uma obra fechada podendo antes servir de base a outros trabalhos sobre o mesmo tema que venham a realizar-se nos próximos anos.

Se quiserem saber um pouco mais sobre o livro, as motivações dos autores e os principais problemas que identificaram nesta área, recomendamos esta entrevista realizada por Vera Novais para o jornal Observador.

Foi com muita satisfação e orgulho que verificámos que a COMCEPT é uma das “Organizações dedicadas à promoção da cultura científica” elencadas e descritas no livro (páginas 76 e 77). Agradecemos aos autores o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver nesta área.

 

Sobre os autores:

Cultura Científica em Portugal - Autores

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro