“Astronautas antigos” aterram no Cinema S. Jorge.

O Cinema S. Jorge está a promover um evento alusivo ao tema dos "astronautas antigos". A COMCEPT lamenta a promoção de pseudo-história.

O website do Centro Nacional de Cultura (e-cultura.pt) divulgou que o Cinema S. Jorge acolherá este mês um evento dedicado ao tema dos “astronautas antigos”. O evento intitulado “Eram os deuses astronautas” estará dividido em duas partes: na 1ª parte será exibido o filme “Charriots of the Gods?” e na 2ª parte terá lugar a conferência “Eram os deuses astronautas” proferida por Erich von Daniken.

Erich von Daniken é um dos principais promotores da hipótese de que os deuses não seriam mais do que alienígenas que visitam o planeta Terra desde a Antiguidade e que seriam os responsáveis pela construção de monumentos antigos como as pirâmides ou estruturas megalíticas. A ideia dos “Astronautas antigos” não tem em conta o contexto das épocas mencionadas, nem a tecnologia existente na altura, acabando por menorizar os vários povos retratando-os como indivíduos com capacidade de agência, cultura e saber técnico limitado ou nulo, concluindo assim que os grande desenvolvimentos culturais, arquitectónicos, científicos ou tecnológicos só poderiam ter sido conseguidos com o auxílio de uma entidade extraterrestre mais desenvolvida – uma espécie de colonialismo alienígena. Estas ideias não têm qualquer apoio em dados factuais ou de investigação académica, resultando apenas da especulação e da fantasia dos seus autores. Estas alegações têm sido refutadas e criticadas por historiadores e arqueólogos através de vários meios e, por isso, a ideia dos “astronautas antigos” tem sido colocada no campo da “pseudo-história”, da “pseudo-arqueologia” ou na “ciência ficcionada” – como descrevemos no nosso livro Não se deixe enganar.

Por tudo isto, os membros da COMCEPT lamentam que uma entidade cultural relevante na cidade de Lisboa, como é o Cinema S. Jorge, acolha agora este evento (documentário e conferência) sem qualquer contraditório, como se de um tema sério e credível se tratasse. Não é. Não pretendemos que se cancele a iniciativa, mas gostaríamos que ao menos constasse de alguma forma que se trata de um evento de entretenimento e ficção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro