O mês de Outubro de 2019 foi repleto de atividades no âmbito do cepticismo e que contou com a participação da COMCEPT.
A 8 de Outubro, Diana esteve em Burgos no II Encontro Ibérico de Comunicación de Ciencia, numa reunião em torno do combate às notícias falsas e outras fraudes. O convite e recepção foi feita pela Rede SciComPt e a Asociación Española de Comunicación Científica.
Em 11 de Outubro, escrevemos o texto: Quando os testemunhos pessoais também contam.
A 18 de outubro, a Fundação Francisco Manuel dos Santos, com a colaboração do bioquímico David Marçal, organizou a Conferência FFMS, intitulada O logro das chamadas terapias alternativas: a importância da medicina baseada na ciência, que teve como oradores Armando Brito de Sá, Edzard Ernst e João Júlio Cerqueira. A conferência enquadrava-se no Mês da Ciência e da Educação, teve lugar no Instituto Politécnico de Leiria e pode ser visualizada aqui. Uma delegação da COMCEPT esteve a assistir a este evento, onde dois dos nossos membros participaram: o David e o Armando.
De Leiria seguimos para o Porto, onde no dia 19 de Outubro organizámos mais uma tertúlia Cépticos com Vox, dessa vez sobre o Património Geológico e a Geoconservação.
Preocupado com os riscos associados às terapias alternativas, o Governo Espanhol lançou a campanha “Afinal, não é terapia”, contra tratamentos não científicos e falsos remédios. A revista Visão abordou este assunto onde mencionou a posição da COMCEPT sobre o tema.
A Diana deslocou-se a Valência para acompanhar os trabalhos do Concise European Project, sobre o entendimento de temas científicos por parte da sociedade. A COMCEPT é entidade parceira deste projecto.
Outubro foi portanto um mês dinâmico, dedicado à ciência e ao cepticismo.
