No mês de Outubro

O mês de Outubro foi repleto de actividades relacionadas com ciência e o cepticismo.

O mês de Outubro de 2019 foi repleto de atividades no âmbito do cepticismo e que contou com a participação da COMCEPT.

A 8 de Outubro, Diana esteve em Burgos no II Encontro Ibérico de Comunicación de Ciencia,  numa reunião em torno do combate às notícias falsas e outras fraudes.  O convite e recepção foi feita pela Rede SciComPt e a Asociación Española de Comunicación Científica.

Em 11 de Outubro, escrevemos o texto: Quando os testemunhos pessoais também contam.

A 18 de outubro, a Fundação Francisco Manuel dos Santos, com a colaboração do bioquímico David Marçal, organizou a Conferência FFMS, intitulada O logro das chamadas terapias alternativas: a importância da medicina baseada na ciência, que teve como oradores Armando Brito de Sá, Edzard Ernst e João Júlio Cerqueira. A conferência enquadrava-se no Mês da Ciência e da Educação, teve lugar no Instituto Politécnico de Leiria e pode ser visualizada aqui. Uma delegação da COMCEPT esteve a assistir a este evento, onde dois dos nossos membros participaram: o David e o Armando.

De Leiria seguimos para o Porto, onde no dia 19 de Outubro organizámos mais uma tertúlia Cépticos com Vox, dessa vez sobre o Património Geológico e a Geoconservação.

Preocupado com os riscos associados às terapias alternativas, o Governo Espanhol lançou a campanha “Afinal, não é terapia”, contra tratamentos não científicos e falsos remédios.  A revista Visão abordou este assunto onde mencionou a posição da COMCEPT sobre o tema.

A Diana deslocou-se a  Valência para acompanhar os trabalhos do Concise European Project, sobre o entendimento de temas científicos por parte da sociedade. A COMCEPT é entidade parceira deste projecto.

Outubro foi portanto um mês dinâmico, dedicado à ciência e ao cepticismo.

Comitiva da COMCEPT com David Marçal, João Júlio Cerqueira e Edzard Ernst na Conferência FFMS, em Leiria.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro