Manual do Bom Fascista

Os astros não se alinharam para que fosse no dia 21 de Dezembro, mas com certeza não nos lançarão pragas por adiantarmos a festa para o dia 14, deixando tempo às mentes curiosas que nos acompanham para umas últimas compras newtonianas.

Este ano, damos uma grande volta ao formato — e aos temas que temos vindo a tratar — e convidamos Rui Zink para uma conversa em torno do seu mais recente livro:

Manual do Bom Fascista

Numa época em que a extrema-direita conquista visibilidade e espaço político, em que sentimentos como o preconceito e o ódio com o que é diferente são cada vez mais frequentes e em que o autoritarismo aparenta ser mais espontâneo, parece o contexto ideal para trazer a debate o Manual do Bom Fascista. Este é um livro escrito num formato de curtas lições em que o autor reflecte e disserta, com imensa ironia e humor, sobre o que é ser fascista. Perto do final do livro há um inquérito para avaliar se o próprio leitor é fascista — o fascistómetro. E se, à medida que fôssemos lendo, descobríssemos que temos um pequeno ditador dentro de nós? Seria isso uma surpresa?

Com esta conversa pretendemos abordar temas da actualidade como a intolerância, o politicamente correcto e o estado da sociedade actual. Estamos convencidos que, com esta iniciativa, também desafiaremos o nosso sentido crítico e de auto-avaliação.

Sobre o convidado:
Rui Zink nasceu em Lisboa em 1961. É escritor, professor no Departamento de Estudos Portugueses na Faculdade da Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e investigador no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição na mesma universidade. Tem dezenas de livros publicados, entre ficção e ensaio, e a sua obra está traduzida em 15 línguas. Publicou, entre outros, os romances Hotel Lusitano (1987), Apocalipse Nau (1996), O Suplente (2000) e Os Surfistas (2001); é também co-autor de Major Alverca.

E vocês, querem vir aprender com este instrutor?

Data: 14 Dezembro 2019
Hora: 18:00
Duração: 2 horas
Local: Escola-Oficina nº1 - Largo da Graça, 58 – Lisboa
Inscrições

Outros Eventos

Justiça Penal em Portugal

Cépticos com Vox

Justiça Penal em Portugal
20 Abril 2024

Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios

Cépticos em Viagem

Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém/Torres Novas
16 Março 2024

WePlanet – Ambientalismo com Base em ciência

Cépticos com Vox

Cépticos com Vox Janeiro 2024 (
24 Fevereiro 2024