Cépticos com Vox: Madre Teresa de Calcutá e Christopher Hitchens


Detalhes do evento


A Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) não precisa de grandes apresentações. Fundadora das Missionárias da Caridade, alcançou fama mundial pelas suas acções caritativas, incluindo a criação de casas para acolher doentes com doenças graves e também por encabeçar a luta católica contra o aborto. Para muitos, é tida como o símbolo máximo da caridade e abnegação.

Canonizada em 2016, Madre Teresa é, no entanto, uma figura controversa que, mesmo em vida, gerou forte críticas, em particular, a ausência de cuidados médicos ou paliativos nas casas de acolhimento sob a alçada das Missionárias da Caridade.

Christopher Hitchens (1949-2011) foi, provavelmente, um dos seus maiores críticos, tendo escrito o livro The Missionary Position e produzido um pequeno documentário sobre as alegadas obras de Madre Teresa.

Dado o nosso cepticismo, não podemos evocar Christopher Hitchens para vir falar sobre a Madre Teresa, mas graças à tecnologia podemos assistir à exibição do documentário Hell’s Angel e a partir dele entrar em conversa sobre uma das mais recentes santas do panteão católico.

Juntem-se a nós, para mais uma tertúlia Cépticos com Vox.

 

Teresa-Hitch
Christopher Hitchens (Fonte)