Cépticos com Vox: “Culinária para cépticos: um prato cheio de evidências”


Detalhes do evento


Depois de um Verão particularmente quente, regressamos às nossas tertúlias com um tema light e fresco …q.b.: a cozinha!

Culinária céptica (900x597)

Na era do MasterChef e das celebridades da cozinha, as técnicas culinárias, e dicas para as levar a cabo com sucesso, abundam. Para algumas, há explicações. Para outras, as razões mantêm-se mais ou menos misteriosas… Será que funcionam sempre? Serão as explicações fundamentadas?

Na próxima tarde de sábado, vamos então falar de algumas dicas e conselhos comuns. Possivelmente já os ouviu, e até os pratica. É altura agora de discutir se têm ou não alguma fundamentação. E nisto, um pouco de conhecimento científico ajuda. De facto, é mesmo fundamental.

A nossa convidada será Paulina Mata, engenheira química e professora na FCT/NOVA, onde coordena o mestrado em Ciências Gastronómicas. Divulgadora de ciência, editou dois livros (“Aprender Ciência de forma divertida e saborosa“, Ciência Viva, 2009, e “A Cozinha é um Laboratório“, Fonte da Palavra, 2009, em co-autoria com Margarida Guerreiro) e é autora dos blogues “Uma Química Irresistível” e “Assins e Assados“.

Chamamos à atenção para o facto de, excepcionalmente, a tertúlia ir decorrer num outro espaço: a Charcutaria Fama d’Alfama, um pouco abaixo da Voz do Operário onde habitualmente marcamos encontro em Lisboa.