Cépticos com Vox: Liberdade de Expressão


Detalhes do evento


capa do Charlie Hebdo - featured imageA propósito do atentado contra o jornal Charlie Hebdo, nas últimas semanas produziram-se copiosamente declarações de estrutura duvidosa a respeito da liberdade de expressão.

Por “declaração de estrutura duvidosa” entende-se uma afirmação seguida de um “mas” e de uma segunda afirmação que imediatamente desdiz a primeira, sendo um dos mais famosos exemplos disto, em território português, a declaração “Não sou fascista mas o que era preciso era outro Salazar”.

Desde gente universalmente conhecida (ex.: Papa Francisco) até gurus de café com a visibilidade de gurus de café (ex.: gurus de café) todos contribuíram para o debate com os seus 500 escudos, tendo-se concluído frequente e liminarmente que a liberdade de expressão acaba onde começa a sátira. E que a sátira, por sua vez, também acaba onde começa a sátira. Porque é sátira. Se a sátira não satirizasse podia satirizar. Mas satiriza. Temos pena. Assim não pode ser.

A liberdade de expressão e a forma como se pondera face a outras liberdades e a outras sensibilidades é o tema do próximo Cépticos com Vox, para o qual contaremos com a presença do historiador Rui Tavares e da jornalista Fernanda Câncio.

Sábado, 21 de fevereiro, às 16 horas, no Vox Café, em Lisboa.