Por L. Abrantes

De acordo com David Aaronovitch*, uma conspiração pode ser definida por “duas ou mais pessoas que planeiam uma acção secreta, ilegal ou imoral” e qualquer conspiração é uma teoria até que seja fundamentada. No entanto, o que pode definir uma teoria da conspiração, ainda de acordo com Aaronovitch, é a “atribuição de culpa a um agente sobre algo que possivelmente é acidental” ou ainda “a atribuição de culpa a uma acção secreta de um agente quando essa mesma acção pode ser mais razoavelmente explicada através da acção de outro”.

Assim, por exemplo, houve uma conspiração liderada por Bin Laden e os Taliban para executar a queda das torres gémeas a 11 de Setembro de 2012. Já as teorias da conspiração atribuem a culpa do ataque a uma acção deliberada pelo governo norte-americano com o propósito de tirar proveitos e aumentar a sua supremacia militar no mundo.

Importa também não confundir a origem ou causa de um determinado evento com o aproveitamento político que poderá ocorrer após esse mesmo evento: Uma coisa é dizer que o Marquês de Pombal terá feito um complôt com deus de maneira a provocar o Terramoto de 1755, outra totalmente diferente, é afirmar que o Marquês de Pombal tirou proveito da tragédia para se afirmar politicamente.

De um modo geral, as teorias da conspiração requerem sempre um nível de ocultação extremo e implicam sempre uma rede cada vez maior de indivíduos que activamente pactuam com a acção. Quanto maior a rede de conspiracionistas, menos improvável a teoria deveria ser, mas na generalidade das teorias, a lógica é inversa: As pessoas que mais facilmente poderiam desmascarar uma conspiração fazem sempre parte do grupo conspirador. E se o nível de ocultação é extraordinário, é sempre curiosa a facilidade em ser descoberta por uns quantos indivíduos armados com um motor de busca.

Existem várias teorias da conspiração, tantas quanto a nossa imaginação permite. E como é difícil falar de todas elas, falámos por alto das mais conhecidas:

No top das teorias de conspiração mais absurdas está aquela que identifica uma série de elementos fálicos no Aeroporto de Denver, EUA. São mensagens satânicas…

.