Nomeações Abertas para 2022

Prémio Unicórnio Voador

O Unicórnio Voador. Crédito: Cláudia Barrocas

O Prémio Unicórnio Voador – um prémio feliz para actuações infelizes – é uma distinção satírica concedida anualmente pela COMCEPT às personalidades ou entidades que tenham contribuído, consciente ou inadvertidamente, para a disseminação de pseudociência, superstição e outras formas de desinformação. 

A atribuição do prémio é decidida pelos internautas num processo que se divide em duas fases: a fase de nomeação que decorre durante 2022 e início de 2023; e a fase de votação nos nomeados seleccionados em Março de 2023. Os vencedores, em quatro categorias distintas, são revelados no dia 1 de Abril de 2023, dia das mentiras.

Não se deixe enganar

Autor: COMCEPT – Comunidade Céptica Portuguesa

(Diana Barbosa, João Lourenço Monteiro, Leonor Abrantes e Marco Filipe)

Editora: Contraponto, 2017

5/5
Sinopse

Em 1969, o mundo assistiu com emoção à chegada do homem à Lua através da maravilhosa «caixa mágica». Hoje, ao ligarmos um televisor, percebemos que, depois de um gigantesco salto, demos um valente trambolhão. Na era da pós-verdade e dos factos alternativos, todos os dias parecem 1 de Abril. Programas matinais promovem adivinhos e feitiços contra o mau-olhado, documentários legítimos misturam-se com outros onde aprendemos que as pirâmides foram construídas por extraterrestres e nos intervalos publicitários brindam-nos com alegações de saúde mirabolantes.