Prémio Unicórnio Voador
A Comcept iniciou em 2013 a atribuição do Prémio Unicórnio Voador que é concedido às personalidades ou entidades nacionais que, durante o ano imediatamente anterior tenham contribuído para a disseminação da pseudociência e da desinformação no geral.
O Prémio Unicórnio Voador – um prémio feliz para actuações infelizes – é uma distinção satírica concedida anualmente pela COMCEPT às personalidades ou entidades que tenham contribuído, consciente ou inadvertidamente, para a disseminação de pseudociência, superstição e outras formas de desinformação.
A atribuição do prémio é decidida pelos internautas num processo que se divide em duas fases: a fase de nomeação que decorre durante durante todo o corrente ano e início do ano seguinte; e a fase de votação nos nomeados seleccionados em Março do ano seguinte.
Os vencedores, em quatro categorias distintas, são revelados no dia 1 de Abril de cada ano, dia das mentiras.
Categorias:
- Estrela cadente – Para as estrelas de televisão e do mundo artístico, desportivo ou social.
- Grafonola – Para os meios de comunicação e os seus agentes (impressa, rádio, televisão).
- Dom Quixote – Para a afirmação ou teoria mais alienada, para a recusa em encarar a realidade e para a defesa do indefensável.
- O Rei Vai Nu – Para todos os outros que façam ou contribuam para a propagação de alegações duvidosas sem provas ou contra elas.
Nomeações para o Prémio Unicórnio Voador
Regras para a nomeação
1) As nomeações são apenas para acções ocorridas em 2022;
2) As personalidades ou entidades nomeadas têm de ter nacionalidade portuguesa ou ter actuado em Portugal;
3) Numa primeira fase a decorrer até ao dia 16 de Março, serão aceites nomeações para as várias categorias do prémio, através de um formulário criado para o efeito, onde os leitores poderão expor as suas razões para a nomeação.
Numa segunda fase, a decorrer entre 18 e 30 de Março, os leitores poderão votar nos nomeados que foram apurados para cada categoria.
Os vencedores do Prémio Unicórnio Voador serão revelados no dia mais apropriado do ano, o Dia das Mentiras a 1 de Abril.