Prémio Unicórnio Voador

A Comcept iniciou em 2013 a atribuição do Prémio Unicórnio Voador que é concedido às personalidades ou entidades nacionais que, durante o ano imediatamente anterior tenham contribuído para a disseminação da pseudociência e da desinformação no geral.

O Prémio Unicórnio Voador – um prémio feliz para actuações infelizes – é uma distinção satírica concedida anualmente pela COMCEPT às personalidades ou entidades que tenham contribuído, consciente ou inadvertidamente, para a disseminação de pseudociência, superstição e outras formas de desinformação.

A atribuição do prémio é decidida pelos internautas num processo que se divide em duas fases: a fase de nomeação que decorre durante durante todo o corrente ano e início do ano seguinte; e a fase de votação nos nomeados seleccionados em Março do ano seguinte.

Os vencedores, em quatro categorias distintas, são revelados no dia 1 de Abril de cada ano, dia das mentiras.

Categorias:

  • Estrela cadente – Para as estrelas de televisão e do mundo artístico, desportivo ou social.
  • Grafonola – Para os meios de comunicação e os seus agentes (impressa, rádio, televisão).
  • Dom Quixote – Para a afirmação ou teoria mais alienada, para a recusa em encarar a realidade e para a defesa do indefensável.
  • O Rei Vai Nu – Para todos os outros que façam ou contribuam para a propagação de alegações duvidosas sem provas ou contra elas.

Nomeações para o Prémio Unicórnio Voador

Regras para a nomeação

1) As nomeações são apenas para acções ocorridas em 2022;
2) As personalidades ou entidades nomeadas têm de ter nacionalidade portuguesa ou ter actuado em Portugal;

3) Numa primeira fase a decorrer até ao dia 16 de Março, serão aceites nomeações para as várias categorias do prémio, através de um formulário criado para o efeito, onde os leitores poderão expor as suas razões para a nomeação.

Numa segunda fase, a decorrer entre 18 e 30 de Março, os leitores poderão votar nos nomeados que foram apurados para cada categoria.

Os vencedores do Prémio Unicórnio Voador serão revelados no dia mais apropriado do ano, o Dia das Mentiras a 1 de Abril.

Vencedores do Prémio

PRÉMIOS

Artigos relacionados