Os vencedores

Prémio Unicórnio Voador 2019

Chegou o dia: vocês votaram, vocês decidiram!

Este ano temos apenas 3 categorias:

  • O Rei vai nu – Para todos os que façam afirmações duvidosas e incríveis sem evidências ou contra elas.
  • Dom Quixote – Para a afirmação ou teoria mais alienada, para a recusa em encarar a realidade e para a defesa do indefensável.
  • Grafonola – Para os meios de comunicação e os seus agentes (jornalistas, impressa, televisão).

Depois das fases de nomeação e de votação, já podemos anunciar os vencedores, neste fatídico dia 1 de Abril. E os vencedores são:

O Rei Vai Nu
O Vencedor: Farmácias
Continuam a vender “medicamentos” homeopáticos, apesar do pleno conhecimento dos profissionais de farmácia da sua total ineficácia, uma prática que aparenta estar em contradição com o respectivo Código Deontológico (artigos 9º e 10º). Com esta acção, ou inacção, é posta em causa a Saúde Pública e o direito do consumidor à informação e formação para o consumo. Do mesmo modo, há estabelecimentos que cedem instalações para terapeutas alternativos, dando-lhes a credibilidade que não merecem.
Dom Quixote
O Vencedor: Manuel Pinto Coelho
Já conhecido entre médicos e cientistas por divulgar desinformação relativa à saúde, é também conhecido do público por recomendar beber água do mar. No programa de rádio Prova Oral citou a Associação Americana de Cardiologistas como exemplo de que nos EUA já ninguém quer saber do colesterol e outras alegações, o que é desmentido se for pesquisado.
Grafonola
O Vencedor: Provedor do Espectador da RTP
O Provedor do canal público de televisão tem recebido diversas queixas sobre a pseudociência promovida nos programas da RTP, mas as suas respostas e inacção relativas a este tema deixam muito a desejar, acabando por se tornar cúmplice e facilitador da pseudociência. Veja-se a conclusão fraca que teceu no programa Voz do Cidadão. Outros exemplos há de respostas directas às queixas dos cidadãos que mostram não estar preparado para avaliar informação científica e não ter um papel esclarecedor dentro da RTP.

Ver outras edições