Os vencedores

Prémio Unicórnio Voador 2023

O Prémio Unicórnio Voador – um prémio feliz para atuações infelizes – é uma distinção satírica concedida pela COMCEPT, por sugestão dos internautas, às personalidades ou entidades que durante o ano anterior tenham contribuído para a disseminação de pseudociência, superstição e outras formas de desinformação. Porque os unicórnios até podem existir, o difícil de acreditar é que consigam voar!

Depois das fases de nomeação e votação, eis que chega o momento de anunciar os resultados finais. A revelação no dia 1 de Abril, Dia das Mentiras, prende-se não só com o lado humorístico do prémio, mas também, com o seu objetivo mais sério e profundo – que é o de estimular a reflexão sobre a influência da desinformação na nossa sociedade.

Categorias:

  • Estrela cadente – Para as estrelas de televisão e do mundo artístico, desportivo ou social.
  • Grafonola – Para os meios de comunicação e os seus agentes (impressa, rádio, televisão).
  • Dom Quixote – Para a afirmação ou teoria mais alienada, para a recusa em encarar a realidade e para a defesa do indefensável.
  • O Rei Vai Nu – Para todos os outros que façam ou contribuam para a propagação de alegações duvidosas sem provas ou contra elas.

E os vencedores do Prémio Unicórnio Voador 2023 em cada categoria são:

O Rei Vai Nu
O Vencedor: Susana Torres
Várias pessoas sentiram-se enganadas pela coach de “alta performance” depois de pagarem milhares de euros por cursos de mentoria e coaching em que lhes foi prometido uma mudança de vida que nunca aconteceu. Adicionalmente, o futebolista Éder acusou-a de mentir a seu respeito e de se ter aproveitado da sua imagem e história do Euro 2016 para promover o negócio do coaching. Alegações surpreendentes para uma coach que demonstra possuir capacidades de multitasking de alto desempenho, conseguindo até utilizar as sessões de mentoria por videoconferência para tomar banho.
Dom Quixote
O Vencedor: Reino do Pineal
A seita que se instalou numa quinta de Oliveira do Hospital, propriedade do futebolista Pione Sisto, causou polémica após a morte de um bebé que não se encontrava registado e não recebeu qualquer auxílio médico. Dezenas de membros terão pagado para fazer parte da seita liderada pelo britânico Martin Kenny, agora com o nome de “Água Akbal Pinheiro”. O líder reclama a soberania do “Reino do Pineal” e defende várias teorias da conspiração e de negacionismo de ciência que vão da antivacinação à ideia de que o Homem nunca foi à Lua. Os membros apenas acreditam em medicinas alternativas como a “urinoterapia” e as crianças, como é expectável, não vão à escola nem ao médico.
Grafonola
O Vencedor: Folha Nacional/Partido CHEGA
Pensando que as notícias falsas são coisa de meninos, o partido de André Ventura decidiu criar antes meios de comunicação social falsos, copiando o aspeto e grafismo de sites como o do Jornal Público e da Rádio Renascença para conferir credibilidade às “notícias” do seu próprio órgão de comunicação, o Folha Nacional. Notícias que foram depois partilhadas nas contas oficiais do partido e disseminadas pelas redes sociais. Esta é de resto uma técnica que é frequentemente utilizada por grupos que pretendem espalhar desinformação ou praticar burlas na internet.
Estrela Cadente
O Vencedor: Cristina Ferreira
Depois de anos a explorar histórias emocionais nos programas da manhã na televisão, a apresentadora e empresária decidiu diversificar a sua atividade e explorar também pessoas emocionalmente vulneráveis no Cristina Talks, um evento de palestras motivacionais que promete inspirar e mudar a vida de milhares de pessoas. Entre vários momentos insólitos destaca-se a “mensagem divina” de Nossa Senhora num dos sapatos da apresentadora.

Ver outras edições