Cépticos com Vox: Uso de animais em experiências científicas

Os Cépticos com Vox regressam em força em Janeiro de 2016!

E para marcar o arranque de mais um ano de actividades e de tertúlias da COMCEPT, escolhemos um tema polémico…como não poderia deixar de ser: a experimentação com animais.

A polémica não é de hoje e tem chegado a extremos em alguns países, com cientistas a terem que pedir protecção policial ou unidades de investigação a encerrarem. Em Portugal, foi recentemente noticiado que, por pressão da PETA, a TAP deixaria de transportar animais destinados ao uso em laboratório. Achamos que este seria o momento ideal para abordar esta temática e, para tal, convidamos um investigador nacional especialista precisamente nesta área: Nuno Henrique Franco.

O Nuno é investigador no grupo de Ciências de Animais de Laboratório, no Instituto de Biologia Molecular e Celular, onde, entre outras coisas, investiga o uso de modelos animais em biomedicina, sob os pontos de vistas do respeito pelo seu bem-estar e o da qualidade científica das experiências. Podem ler o texto que escreveu a respeito da notícia da TAP aqui.

Recomendamos ainda que ouçam este episódio do podcast Skeptics With a K, mais precisamente o segmento da Alice, que começa aos 30 minutos, em que ela aborda este tema tendo como mote os protestos e as notícias sobre a abertura de um novo centro de criação de cães para investigação em Inglaterra.

Ratinhos (600x900)

Trackbacks & Pings

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d bloggers like this: