Sobre a Comcept

COMCEPT – Comunidade Céptica Portuguesa

Somos um grupo de cidadãos independentes, com diferentes níveis e áreas de formação académica, cujo objectivo e compromisso é promover, em todos os âmbitos da sociedade, o uso do pensamento crítico e racional, com apoio no método científico. Não apoiamos argumentos baseados na fé ou misticismo na busca do conhecimento e da verdade, nem como resposta aos problemas da humanidade. Denunciamos os abusos da pseudociência, isto é, de tudo aquilo que tenta passar-se por ciência sem o ser, bem como do negacionismo de factos científicos bem estabelecidos.

Pretendemos reunir todos aqueles que se identificam com o movimento céptico, especialmente em Portugal, mas não só. A nossa preocupação é oferecer informação de forma isenta com base nos conhecimentos científicos actuais e é à luz da ciência que aqui apresentamos as nossas ideias. Esperamos, com esta iniciativa, contribuir para uma melhor sociedade.

A COMCEPT foi fundada a 5 de Abril de 2012. Marca desde então presença na Internet através do site e redes sociais, onde publica recursos educativos, notícias e artigos de opinião. Organiza regulamente os Cépticos com Vox, tertúlias mensais dedicadas a diversos temas, e a ComceptCon, uma convenção anual do cepticismo que reúne palestras de especialistas convidados. É ainda responsável pelo Prémio Unicórnio Voador, um prémio satírico concedido às personalidades ou entidades que tenham contribuído para a disseminação da pseudociência, superstição e outras formas de desinformação. E pelo Prémio COMCEPT que pretende premiar aqueles que lutam por uma sociedade mais esclarecida, através da promoção do pensamento crítico e da ciência.

Para mais informação sobre o que é o cepticismo aconselhamos a leitura da nossa página de referência sobre o assunto..

Pode entrar em contacto connosco por:

E-mail

Facebook

Google+

Twitter

.

POLÍTICA DE COPYRIGHT

A COMCEPT faz uso de várias referências e citações de autores bem referenciados através de links, no entanto, todo o conteúdo da COMCEPT, salvo quando indicado o contrário, é da responsabilidade do autor que o escreveu.

A reprodução parcial dos textos é bem-vinda apenas quando a devida autoria estiver presente e acompanhada do link para a página da COMCEPT. A reprodução de textos da COMCEPT na íntegra em sítios fora da COMCEPT não é permitida, salvo em circunstâncias específicas e de acordo com a autorização dos seus membros.

As imagens utilizadas na COMCEPT são de domínio público, de licença Creative Commons (com algumas restrições), ou reproduzidas/adaptadas com a autorização do detentor dos direitos de copyright. A reprodução de algumas das imagens estará, portanto, limitada aos direitos associados. Se pretender partilhar uma imagem entre primeiro em contacto com COMCEPT para se informar sobre os mesmos.

.

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS

A COMCEPT está aberta a comentários, correcções ou objecções a qualquer tema escrito pelos seus colaboradores. Apelamos, no entanto, a que tenham atenção a algumas regras:

1- Temos por regra basear aquilo que escrevemos em dados factuais ou em documentos que facilmente podem ser acedidos.  Por essa razão, antes de escrever a sua opinião verifique se essa opinião é igualmente fundamentada.

2- Tenha atenção ao assunto em discussão. Se o tópico do artigo que deseja comentar é X, mencionar A, B, C e D será entendido como uma táctica para minar a discussão. Links e comentários que não estejam directamente relacionados com o artigo, poderão ser editados ou eliminados.

3- Comentários com linguagem imprópria ou ofensiva (palavrões e insultos) e ataques pessoais não serão permitidos.

4- Comentários repetidos ou semelhantes vindos do mesmo IP e sob nomes diferentes, serão eliminados.

5- Comentários cujo conteúdo possa ser considerado spam (publicidade a produtos comerciais), serão eliminados.

Comentários encerrados.

%d bloggers like this: