Em 2022, fomos até a um passado distante, com o André Simões. Em 2023 seremos transportados, a grande velocidade, para o presente e futuro da humanidade. Com a “bofetada” que todos levámos com a disponibilização em massa de ferramentas de inteligência artificial baseada em “large language models”, como o Chat GPT ou o Bard, não poderíamos deixar passar este tema tão premente.
Por isso, convidamos o João Leite, professor do Departamento de Informática da NOVA FCT e investigador do NOVA LINCS, que nos conta o seguinte:
“A área de Inteligência Artificial é um dos temas mais debatidos da nossa sociedade, desencadeando fortes atitudes que vão desde a confiança cega até a forte desconfiança, acompanhadas de sentimentos que vão desde o medo das suas consequências até a esperança que ela resolva muitos problemas importantes. Ao observar muito do que se fala e se escreve sobre o assunto, fica claro que há muita desinformação. Nesta intervenção, apresentarei uma breve perspetiva histórica sobre Inteligência Artificial, com a esperança de que ajude a esclarecer alguns equívocos que possam existir, ou pelo menos desencadear alguns pontos de discussão interessantes.”
ENTRADA LIVRE (sujeita a Inscrição)