A Sexualidade no Mundo Antigo

A Sexualidade no Mundo Antigo

A Conferência do Solstício regressa para a sua VII edição. Será nosso convidado André Simões a quem desafiamos para uma viagem até ao Mediterrâneo dito antigo para uma visão histórica sobre a sexualidade naquela época e região. A civilização ocidental sustenta-se em dois pilares: a civilização clássica greco-latina, por um lado, e a judaico-cristã. Esta…

COMCEPTCON 2022

COMCEPTCON 2022

Realidade ou Ficção – Como Navegar Num Mar de Desinformação – 10 Anos de ComceptCon Em jeito de balanço de 10 anos de actividade da COMCEPT, mas também porque queremos promover um debate público alargado, propomo-vos fazer uma reflexão sobre o papel do cepticismo e das actividades de promoção da cultura científica num ambiente mediático…

Desventuras pandémicas

Desventuras pandémicas

No dia em que esgotamos as vagas para a nossa visita científica por Lisboa, e porque temos mesmo saudades vossas, podemos já anunciar um novo encontro no Porto! Regressaremos ao nosso espaço de tertúlia habitual, a Petisqueira Trinkas, para dois dedos de conversa. Não teremos convidados nem tema determinado, queremos rever-vos e trocar impressões após tanto tempo…

Lisboa Científica

Lisboa Científica

Agendamos para 20 de Novembro o nosso primeiro encontro presencial após a interrupção provocada pela pandemia. Não será uma tertúlia no formato habitual, mas sim uma visita guiada pela nossa guia-intérprete favorita, a Leonor Abrantes, que terá como temática “Lisboa Científica”. Um convite a descobrir a cidade através das ideias, da filosofia e da prática…

Coronavirus — Ponto da Situação

Coronavirus — Ponto da Situação

Regresso dos Cépticos com Vox a Lisboa, agora numa “nova casa”, a Cossoul, um espaço cultural histórico e de referência em Lisboa, localizado perto da Assembleia da República. Nesta tertúlia estaremos à conversa sobre o tema mais viral do momento com Ricardo Mexia, médico no Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e…

Manual do Bom Fascista

Manual do Bom Fascista

Os astros não se alinharam para que fosse no dia 21 de Dezembro, mas com certeza não nos lançarão pragas por adiantarmos a festa para o dia 14, deixando tempo às mentes curiosas que nos acompanham para umas últimas compras newtonianas. Este ano, damos uma grande volta ao formato — e aos temas que temos vindo a tratar —…

Visita a Escola em Barcelos

Visita a Escola em Barcelos

No dia 22 de Novembro, a COMCEPT deslocou-se ao Agrupamento Vertical de Escolas de Fragoso, em Barcelos, para fazer duas apresentações de introdução ao cepticismo junto dos alunos do 3º ciclo daquela escola. “Porque acreditam as pessoas em coisas estranhas” foi o tema das apresentações, em que foram dados exemplos práticos da aplicação do cepticismo…