Prémio Unicórnio Voador 2019

O Unicórnio Voador. Crédito: Cláudia Barrocas

 

Chegou o dia: vocês votaram, vocês decidiram!

 

O Prémio Unicórnio Voador – um prémio feliz para actuações infelizes – é uma distinção satírica concedida pela COMCEPT — Comunidade Céptica Portuguesa às personalidades ou entidades que, durante o ano anterior, tenham contribuído para a disseminação de pseudociência, superstição e outras formas de desinformação. Os/as internautas votaram em três categorias distintas:

  • Grafonola: Para os meios de comunicação e os seus agentes (impressa, rádio, televisão, blogosfera).
  • O Rei Vai Nu: Para todos os outros que façam ou contribuam para a propagação de alegações duvidosas sem provas ou contra elas.
  • Dom Quixote: Para a afirmação ou teoria mais alienada, para a recusa em encarar a realidade e para a defesa do indefensável.

Depois das fases de nomeação e de votação, já podemos anunciar os vencedores, neste fatídico dia 1 de Abril. E os vencedores são:

 

Grafonola

Provedor do Espectador da RTP – com 65% de votos

O Provedor do canal público de televisão tem recebido diversas queixas sobre a pseudociência promovida nos programas da RTP, mas as suas respostas e inacção relativas a este tema deixam muito a desejar, acabando por se tornar cúmplice e facilitador da pseudociência. Veja-se a conclusão fraca que teceu no programa Voz do Cidadão.
Outros exemplos há de respostas directas às queixas dos cidadãos que mostram não estar preparado para avaliar informação científica e não ter um papel esclarecedor dentro da RTP.

 

O Rei Vai Nu

Farmácias – com 52% dos votos

Continuam a vender “medicamentos” homeopáticos, apesar do pleno conhecimento dos profissionais de farmácia da sua total ineficácia, uma prática que aparenta estar em contradição com o respectivo Código Deontológico (artigos 9º e 10º). Com esta acção, ou inacção, é posta em causa a Saúde Pública e o direito do consumidor à informação e formação para o consumo. Do mesmo modo, há estabelecimentos que cedem instalações para terapeutas alternativos, dando-lhes a credibilidade que não merecem.

 

Dom Quixote

Manuel Pinto Coelho – com 45% dos votos

Já conhecido entre médicos e cientistas por divulgar desinformação relativa à saúde, é também conhecido do público por recomendar beber água do mar. No programa de rádio Prova Oral citou a Associação Americana de Cardiologistas como exemplo de que nos EUA já ninguém quer saber do colesterol e outras alegações, o que é desmentido se for pesquisado.

 

Dentro de dias, abriremos de novo as nomeações para a edição de 2020.

Obrigada a todas e todos os votantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: