Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023

Prémio Unicórnio Voador
O Unicórnio Voador. Crédito: Cláudia Barrocas

Queridos amigos, antes de começarmos gostaríamos de alertar para o facto de Portugal estar a atravessar uma crise ecológica sem precedentes. Uma ameaça que poderá levar à perda irreparável de biodiversidade entre os equinos alados que tanto estimamos. Falamos de coaches do desenvolvimento pessoal, oradores motivacionais, mestres da autoajuda, gurus do esoterismo e influencers do sucesso financeiro. Um grupo de espécies exóticas, estreitamente relacionadas, que partilha um antepassado em comum resultante do cruzamento de um psicólogo sem habilitações académicas com um líder espiritual de uma seita religiosa. Estas espécies invasoras reproduzem-se agora sem qualquer controlo e, se nada for feito, os especialistas prevêem que a economia nativa do país seja inteiramente assimilada e se especialize em convencer turistas a sair da sua zona de conforto, incutindo-lhes um mindset que permita a Portugal alcançar o sucesso e a independência financeira. Pelo bem da diversidade unicorniana, esperamos que não seja já tarde demais.  

O Prémio Unicórnio Voador – um prémio feliz para atuações infelizes – é uma distinção satírica concedida pela COMCEPT, por sugestão dos internautas, às personalidades ou entidades que durante o ano anterior tenham contribuído para a disseminação de pseudociência, superstição e outras formas de desinformação. Porque os unicórnios até podem existir, o difícil de acreditar é que consigam voar!

Os internautas podem votar nos seus nomeados favoritos até ao dia 31 de Março e os vencedores de cada categoria serão revelados, como sempre, no dia 1 de Abril, o Dia das Mentiras. Existem quatro categorias distintas nas quais é possível votar:

  • Estrela Cadente – para as estrelas de televisão e do mundo artístico, desportivo ou social.
  • Grafonola – para os meios de comunicação e os seus agentes (impressa, rádio, televisão).
  • Dom Quixote – para a afirmação ou teoria mais alienada, para a recusa em encarar a realidade e para a defesa do indefensável.
  • O Rei Vai Nu – para todos os outros que façam ou contribuam para a propagação de alegações duvidosas sem provas ou contra elas.

Não se esqueça de votar em todas as categorias. Segue-se a apresentação dos nomeados que foram selecionados para votação. E que ganhe o melhor dos piores!

Estrela Cadente

Cristina Ferreira

Depois de anos a explorar histórias emocionais nos programas da manhã na televisão, a apresentadora e empresária decidiu diversificar a sua atividade e explorar também pessoas emocionalmente vulneráveis no Cristina Talks, um evento de palestras motivacionais que promete inspirar e mudar a vida de milhares de pessoas. Entre vários momentos insólitos destaca-se a “mensagem divina” de Nossa Senhora num dos sapatos da apresentadora. Mais informação: (1)(2)(3)(4).

Vera Kolodzig

Os florais de Bach foram a “porta de entrada” da atriz de Jardins Proibidos para drogas mais pesadas como a homeopatia, as constelações familiares e o perigosíssimo coaching esotérico. Após várias formações online e retiros espirituais, a atriz decidiu criar a sua própria plataforma de desenvolvimento pessoal e um podcast onde fala sobre assuntos extremamente interessantes como o yoga facial ou o dilema ético de ganhar dinheiro com os seus “serviços”. Mais informação: (1)(2).

Cristiano Ronaldo

O futebolista português investiu 10 milhões de euros numa marca de água alcalina e antioxidante. Até agora um “segredo precioso”, a água de Cristiano Ronaldo consegue alegadamente libertar toxinas, compensar a acidificação do organismo e vários outros efeitos que, ou não possuem fundamentação científica, ou podem facilmente aplicar-se à água da torneira. As dietas e as águas alcalinas são uma forma de pseudociência que se tornou popular nos últimos anos e que, ao contrário do prometido, não têm a capacidade de alterar o pH do organismo, até porque tal teria consequências desagradáveis. Mais informação: (1)(2).

Grafonola

TVI

A TVI entrevistou um jovem cripto milionário português, Renato Júnior, que fundou uma plataforma de mineração de criptomoedas (DBL) e, supostamente, atingiu o sonho de todos os “Crypto Bros” com uma casa no Dubai, iate, carros e joias de luxo. Ao longo da reportagem a jornalista nunca questionou a legalidade do negócio, nem tão pouco a falta de credibilidade de alegações como a promessa de lucros até 40% com proteção de capital. Aparentemente, os alertas de fraude após a reportagem foram tantos que o Banco de Portugal e a CMVM foram obrigados a emitir um aviso de que a DBL e Renato não estão habilitados a operar em Portugal. Mais informação: (1)(2).

SIC

A SIC publicou uma reportagem especial sobre como envelhecer com saúde onde deu bons conselhos, como é o caso do exercício físico, mas também péssimos conselhos, como consultas com naturopatas que utilizam máquinas de biofeedback para diagnosticar intolerâncias alimentares, dispositivos que são uma conhecida fraude. Lair Ribeiro, o médico brasileiro notório por promover várias terapias pseudocientíficas foi outro dos convidados de honra da reportagem. Mais informação: (1)(2)(3).

Folha Nacional/Partido CHEGA

Pensando que as notícias falsas são coisa de meninos, o partido de André Ventura decidiu criar antes meios de comunicação social falsos, copiando o aspeto e grafismo de sites como o do Jornal Público e da Rádio Renascença para conferir credibilidade às “notícias” do seu próprio órgão de comunicação, o Folha Nacional. Notícias que foram depois partilhadas nas contas oficiais do partido e disseminadas pelas redes sociais. Esta é de resto uma técnica que é frequentemente utilizada por grupos que pretendem espalhar desinformação ou praticar burlas na internet. Mais informação: (1).

Dom Quixote

Habeas Corpus

A convenção organizada pela associação Habeas Corpus, fundada pelo ex-juiz Rui Fonseca, reuniu as mentes mais brilhantes do negacionismo nacional como a Dra. Margarida Oliveira, o DJ Sérgio Tavares, a Maria Helena Costa e o Gustavo Santos, concentrando num único local uma massa crítica de inteligência cujo quociente terá chegado pelo menos ao valor da temperatura ambiente em graus Celsius. Os participantes tiveram o privilégio de aprender sobre as mais recentes conspirações da “elite esquerdopata globalista” e, simultaneamente, de ouvirem as queixinhas de Gustavo Santos que, dizem as más-línguas, não terá gostado da concorrência que a apresentadora Cristina Ferreira trouxe à sua área de negócio. Mais informação: (1)(2)(3).

Patrícia Domingos

A advogada Patrícia Domingos sempre sentiu uma atração pelo mundo espiritual, mas foi durante a pandemia, quando descobriu que é possível ganhar o triplo do dinheiro com envios de reiki à distância, que decidiu reconverter-se numa eletricista holística com a missão de recarregar baterias e de acabar com os roubos energéticos. Quando não está a provocar curto-circuitos em eletrodomésticos ou a captar a frequência da televisão, Patrícia dedica-se a casos “estudados pela ciência” de crianças evoluídas que regeneram os próprios órgãos com a ajuda do reiki. Mais informação: (1).

Reino do Pineal

A seita que se instalou numa quinta de Oliveira do Hospital, propriedade do futebolista Pione Sisto, causou polémica após a morte de um bebé que não se encontrava registado e não recebeu qualquer auxílio médico. Dezenas de membros terão pagado para fazer parte da seita liderada pelo britânico Martin Kenny, agora com o nome de “Água Akbal Pinheiro”. O líder reclama a soberania do “Reino do Pineal” e defende várias teorias da conspiração e de negacionismo de ciência que vão da antivacinação à ideia de que o Homem nunca foi à Lua. Os membros apenas acreditam em medicinas alternativas como a “urinoterapia” e as crianças, como é expectável, não vão à escola nem ao médico. Mais informação: (1)(2)(3).

O Rei Vai Nu

Alice Santos

A jovem TikToker defende o tratamento de doenças, incluindo a depressão, com mudanças no estilo de vida, aconselhando as pessoas a fugirem dos médicos, vacinas e medicamentos que acusa de provocarem dependência com o objetivo de fazer dinheiro. Ou seja, o completo oposto do TikTok e da Alice Santos: o primeiro possui um algoritmo conhecido por estimular uma adição bastante “saudável” nos utilizadores; enquanto a segunda publica vídeos de nutrição alternativa, ebooks e parcerias comerciais de forma a cumprir a ambição de se tornar milionária. Mais informação: (1)(2)(3).

Joana Dias

Joana Dias, conceituada especialista em astrologia clínica com o ascendente de Unicórnio na casa 6, foi a um programa matinal da televisão explicar os problemas de saúde característicos de cada signo. E se os carneiros têm problemas de visão e os touros doenças na tiroide, aprendemos ainda que os capricórnios têm tendência para engordar devido ao peso de Saturno que, juntando os anéis, ainda é considerável. Mas nada que não se resolva como uma dieta dos signos capaz de fazer desaparecer até aquele gigante gasoso mais persistente. Mais informação: (1)(2)(3).

Susana Torres

Várias pessoas sentiram-se enganadas pela coach de “alta performance” depois de pagarem milhares de euros por cursos de mentoria e coaching em que lhes foi prometido uma mudança de vida que nunca aconteceu. Adicionalmente, o futebolista Éder acusou-a de mentir a seu respeito e de se ter aproveitado da sua imagem e história do Euro 2016 para promover o negócio do coaching. Alegações surpreendentes para uma coach que demonstra possuir capacidades de multitasking de alto desempenho, conseguindo até utilizar as sessões de mentoria por videoconferência para tomar banho. Mais informação: (1)(2).

16 Comments

  1. Está difícil a escolha. Há um aumento claro da chalupice no mundo ocidental. Diria até uma esquizofrenia, de crentes em pseudociencia e nos próprios delírios negacionistas.

  2. Só lamento a utilização de outro “unicórnio”, o aborto hortográphico, no texto:
    – “feliz para atuações infelizes
    – atriz
    – ……

  3. Extraordinária compilação! Também eu queria votar em todos! Mas optei por não dar mais publicidade a quem, mesmo pela negativa, se alimenta dessa publicidade!

  4. Mereciam ganhar todes [sic]!
    Foi dificil, alguns foi pelo atirar da moeda ao ar. Sei que o mapeamento astrologico do karma astral é um método mais convencional e científico mas dá muito trabalho. E tenho de ir lá fora regar minha orta biológica de quinoa! Ganhe quer ganhar são todos merecedores!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2022
Comcept