Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2024

Prémio Unicórnio Voador
O Unicórnio Voador. Crédito: Cláudia Barrocas

O Prémio Unicórnio Voador – um prémio feliz para atuações infelizes – é uma distinção satírica concedida pela COMCEPT, por sugestão dos internautas, às personalidades ou entidades que durante o ano anterior tenham contribuído para a disseminação de pseudociência, superstição e outras formas de desinformação. Porque os unicórnios até podem existir, o difícil de acreditar é que consigam voar!

Os internautas podem votar nos seus nomeados favoritos até ao dia 31 de Março e os vencedores de cada categoria serão revelados, como sempre, no dia 1 de Abril, o Dia das Mentiras. Existem quatro categorias distintas nas quais é possível votar:

  • Estrela Cadente – para as estrelas de televisão e do mundo artístico, desportivo ou social.
  • Grafonola – para os meios de comunicação social, plataformas digitais e os seus agentes (impressa, rádio, televisão, podcasts, jornalistas, influenciadores).
  • Dom Quixote – para a afirmação ou teoria mais alienada, para a recusa em encarar a realidade e para a defesa do indefensável.
  • O Rei Vai Nu – para todos os outros que façam ou contribuam para a propagação de alegações duvidosas sem provas ou contra elas.

Não se esqueça de votar em todas as categorias. Segue-se a apresentação dos nomeados que foram selecionados para votação. E que ganhe o melhor dos piores!

Estrela Cadente

  • O comediante Rui Sinel de Cordes confessou-se desgostoso com a falta de espírito crítico de humoristas que ficaram ao lado dos governos e denegriram os “chalupas” durante a pandemia. Mais informação: (1)
  • Mafalda Matos, a actriz de Morangos com Açúcar, passou a integrar a lista de artistas que se perderam no submundo do esoterismo, coaching holístico e personificadores de ferros de engomar a vapor. Mais informação: (1)
  • Leandro, o cantor de música romântica, ficou impressionado com as previsões de Val Couto, o “Nostradamus” brasileiro que conseguiu antever catástrofes como a queda de pontes, avarias de aviões e o sucesso de Leandro no Brasil. Mais informação: (1)
  • Xana Nunes, ex-modelo e empresária, anunciou um novo projecto de coaching holístico que se distingue de todos os outros por dizer “obrigado” em vez de “namastê”. Mais informação: (1)
Estrela Cadente

Grafonola

  • O Jornal I dedicou a primeira edição de 2024 à astrologia, considerando que esta pseudociência “tem um currículo muito respeitável” apesar de alguns profissionais de reputação duvidosa. Mais informação: (1)
  • Depois do infame curso de criptomoedas plagiado da Wikipédia, o youtuber e cientista autodidacta Windoh criou uma linha de suplementos alimentares “sem químicos” tão revolucionária que assim que foi lançada já tinha mil opiniões de clientes satisfeitos. Mais informação: (1)
  • O youtuber David GYT foi formalmente acusado de burla qualificada pelo Ministério Público depois de prometer aos seguidores ganhos de 500% ao ano nos mercados Forex. Mais informação: (1)
  • Num artigo de opinião no Jornal Sol, Joana Amaral Dias declarou triunfalmente que “as vacinas covid matam 14 vezes mais do que salvam” baseando-se no estudo de “um cientista de topo” publicado numa “conceituada revista” científica. Na realidade, o estudo foi produzido por activistas antivacinas sem formação na área, publicado numa revista sem padrões mínimos de qualidade e retractado por várias falsidades. Mais informação: (1) (2)
Grafonola

Dom Quixote

  • Luís Pedro Gonçalves, militante do PS, actual membro da Assembleia de Freguesia de Amora e vencedor do Unicórnio Voador 2018, continua a defender uma das teorias da conspiração mais bizarras de sempre, levando a votação no 24º Congresso do Partido Socialista uma moção contra a troca de bebés pelos serviços secretos portugueses, uma prática que acredita ser realizada com a conivência do Presidente da República. Mais informação: (1) (2)
  • Revoltado com a suspensão do título Guiness de cão mais velho do mundo, o dono de Bobi, Leonel Costa, defendeu a existência de uma conspiração de “parasitas” ligados ao mundo veterinário e de rações para animais que não querem que se saiba que a longevidade de Bobi se deveu a uma “alimentação natural” e “vacinações somente necessárias”. Mais informação: (1)
  • O partido CHEGA teve outro ano em cheio com André Ventura a piscar o olho ao eleitorado antivacinas; António Pinto Correia a partilhar um vídeo ficcional como prova de OVNIs; e Tânger Correia a promover os bons e velhos super hits das teorias da conspiração como a Nova Ordem Mundial e maquinações de judeus. Mais informação: (1) (2) (3)
  • Eduardo Oliveira e Sousa, deputado do PSD, promoveu durante a campanha eleitoral o clássico do negacionismo climático de que “sempre existiram fenómenos extremos”, queixando-se de “falsas razões climáticas” baseadas em “ideologias de extrema-esquerda”. Relembramos que em 2014, Alexandre Homem Cristo, actual Secretário de Estado Adjunto e da Educação do PSD, defendeu também que o aquecimento global antropogénico não era suportado por evidências científicas, mas antes por convicções da “esquerda fracturante”. Mais informação: (1) (2)
Dom Quixote

O Rei Vai Nu

  • Os milagrosos adesivos X39 da LifeWave, promovidos por influenciadores como Mafalda Rodiles e Rita Mendes, tornaram-se na nova reencarnação das pulseiras do equilíbrio, alegando vários benefícios de saúde com base numa suposta tecnologia de luz e “nanocristais”. Mais informação: (1) (2) (3)
  • O Spiritual Summit’ 24 levou a Santarém os maiores nomes do coaching holístico para difundir o mindset de que qualquer pessoa pode ser feliz e financeiramente independente se se tornar também num coacher holístico. Mais informação: (1)
  • A cartomante Maria Helena partilhou as suas mezinhas com ervas aromáticas para atrair sorte, dinheiro e temperar o cabrito assado do dia da Páscoa. Mais informação: (1) (2)
  • A psicóloga Maria José Vilaça, já sancionada por insistir em práticas sem fundamento científico de “conversão sexual” de homossexuais, foi convidada para o II Congresso dos Jovens da Família do Coração Imaculado de Maria, organizado por jovens católicos em Fátima. Mais informação: (1)
O Rei Vai Nu

8 Comments

    1. Acho injusto a Joana Amaral Dias só ter sido nomeada para 1 dos prémios.
      Ela tem-se esforçado nas mais variadas categorias.

  1. É sempre difícil escolher, mas este ano está particularmente difícil… Mereciam todos o primeiro prémio de tanto que se esforçaram. É cada um pior que o outro… Assim não há condições! É mérito para dar e vender, chiça! Não é justo, há meninos que vão ficar tristes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Procurar
Outros artigos
Daniel Dennett (1942-2024)
João L. Monteiro
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro