O Prémio Unicórnio Voador – um prémio feliz para atuações infelizes – é uma distinção satírica concedida pela COMCEPT, por sugestão dos internautas, às personalidades ou entidades que durante o ano anterior tenham contribuído para a disseminação de pseudociência, superstição e outras formas de desinformação. Porque os unicórnios até podem existir, o difícil de acreditar é que consigam voar!
Os internautas podem votar nos seus nomeados favoritos até ao dia 31 de Março e os vencedores de cada categoria serão revelados, como sempre, no dia 1 de Abril, o Dia das Mentiras. Existem quatro categorias distintas nas quais é possível votar:
- Estrela Cadente – para as estrelas de televisão e do mundo artístico, desportivo ou social.
- Grafonola – para os meios de comunicação social, plataformas digitais e os seus agentes (impressa, rádio, televisão, podcasts, jornalistas, influenciadores).
- Dom Quixote – para a afirmação ou teoria mais alienada, para a recusa em encarar a realidade e para a defesa do indefensável.
- O Rei Vai Nu – para todos os outros que façam ou contribuam para a propagação de alegações duvidosas sem provas ou contra elas.
Não se esqueça de votar em todas as categorias. Segue-se a apresentação dos nomeados que foram selecionados para votação. E que ganhe o melhor dos piores!
Estrela Cadente
- O comediante Rui Sinel de Cordes confessou-se desgostoso com a falta de espírito crítico de humoristas que ficaram ao lado dos governos e denegriram os “chalupas” durante a pandemia. Mais informação: (1)
- Mafalda Matos, a actriz de Morangos com Açúcar, passou a integrar a lista de artistas que se perderam no submundo do esoterismo, coaching holístico e personificadores de ferros de engomar a vapor. Mais informação: (1)
- Leandro, o cantor de música romântica, ficou impressionado com as previsões de Val Couto, o “Nostradamus” brasileiro que conseguiu antever catástrofes como a queda de pontes, avarias de aviões e o sucesso de Leandro no Brasil. Mais informação: (1)
- Xana Nunes, ex-modelo e empresária, anunciou um novo projecto de coaching holístico que se distingue de todos os outros por dizer “obrigado” em vez de “namastê”. Mais informação: (1)
Grafonola
- O Jornal I dedicou a primeira edição de 2024 à astrologia, considerando que esta pseudociência “tem um currículo muito respeitável” apesar de alguns profissionais de reputação duvidosa. Mais informação: (1)
- Depois do infame curso de criptomoedas plagiado da Wikipédia, o youtuber e cientista autodidacta Windoh criou uma linha de suplementos alimentares “sem químicos” tão revolucionária que assim que foi lançada já tinha mil opiniões de clientes satisfeitos. Mais informação: (1)
- O youtuber David GYT foi formalmente acusado de burla qualificada pelo Ministério Público depois de prometer aos seguidores ganhos de 500% ao ano nos mercados Forex. Mais informação: (1)
- Num artigo de opinião no Jornal Sol, Joana Amaral Dias declarou triunfalmente que “as vacinas covid matam 14 vezes mais do que salvam” baseando-se no estudo de “um cientista de topo” publicado numa “conceituada revista” científica. Na realidade, o estudo foi produzido por activistas antivacinas sem formação na área, publicado numa revista sem padrões mínimos de qualidade e retractado por várias falsidades. Mais informação: (1) (2)
Dom Quixote
- Luís Pedro Gonçalves, militante do PS, actual membro da Assembleia de Freguesia de Amora e vencedor do Unicórnio Voador 2018, continua a defender uma das teorias da conspiração mais bizarras de sempre, levando a votação no 24º Congresso do Partido Socialista uma moção contra a troca de bebés pelos serviços secretos portugueses, uma prática que acredita ser realizada com a conivência do Presidente da República. Mais informação: (1) (2)
- Revoltado com a suspensão do título Guiness de cão mais velho do mundo, o dono de Bobi, Leonel Costa, defendeu a existência de uma conspiração de “parasitas” ligados ao mundo veterinário e de rações para animais que não querem que se saiba que a longevidade de Bobi se deveu a uma “alimentação natural” e “vacinações somente necessárias”. Mais informação: (1)
- O partido CHEGA teve outro ano em cheio com André Ventura a piscar o olho ao eleitorado antivacinas; António Pinto Correia a partilhar um vídeo ficcional como prova de OVNIs; e Tânger Correia a promover os bons e velhos super hits das teorias da conspiração como a Nova Ordem Mundial e maquinações de judeus. Mais informação: (1) (2) (3)
- Eduardo Oliveira e Sousa, deputado do PSD, promoveu durante a campanha eleitoral o clássico do negacionismo climático de que “sempre existiram fenómenos extremos”, queixando-se de “falsas razões climáticas” baseadas em “ideologias de extrema-esquerda”. Relembramos que em 2014, Alexandre Homem Cristo, actual Secretário de Estado Adjunto e da Educação do PSD, defendeu também que o aquecimento global antropogénico não era suportado por evidências científicas, mas antes por convicções da “esquerda fracturante”. Mais informação: (1) (2)
O Rei Vai Nu
- Os milagrosos adesivos X39 da LifeWave, promovidos por influenciadores como Mafalda Rodiles e Rita Mendes, tornaram-se na nova reencarnação das pulseiras do equilíbrio, alegando vários benefícios de saúde com base numa suposta tecnologia de luz e “nanocristais”. Mais informação: (1) (2) (3)
- O Spiritual Summit’ 24 levou a Santarém os maiores nomes do coaching holístico para difundir o mindset de que qualquer pessoa pode ser feliz e financeiramente independente se se tornar também num coacher holístico. Mais informação: (1)
- A cartomante Maria Helena partilhou as suas mezinhas com ervas aromáticas para atrair sorte, dinheiro e temperar o cabrito assado do dia da Páscoa. Mais informação: (1) (2)
- A psicóloga Maria José Vilaça, já sancionada por insistir em práticas sem fundamento científico de “conversão sexual” de homossexuais, foi convidada para o II Congresso dos Jovens da Família do Coração Imaculado de Maria, organizado por jovens católicos em Fátima. Mais informação: (1)
8 Comments
Escolhas muito difíceis!
Acho injusto a Joana Amaral Dias só ter sido nomeada para 1 dos prémios.
Ela tem-se esforçado nas mais variadas categorias.
Este ano, o cabrito assado vai ser cá um pitéu…
Era de votar em todos
É sempre difícil escolher, mas este ano está particularmente difícil… Mereciam todos o primeiro prémio de tanto que se esforçaram. É cada um pior que o outro… Assim não há condições! É mérito para dar e vender, chiça! Não é justo, há meninos que vão ficar tristes.
Alguns dos candidatos são incriveis.
Incriveis na definição de “é dificil crer que existam”
Foi uma escolha difícil. Mas procurei escolher aqueles que podem afetar mais a sociedade na minha opinião.
O anúncio dos vencedores deveria ser transmitido numa gala tipo Óscares em horário nobre na TV